Turismo: Oleiros procura abrir primeiro hotel e Proença-a-Nova quer concessionar unidade

A Câmara Municipal de Oleiros vai lançar concurso para abrir o primeiro hotel do concelho no início de 2012, disse hoje o presidente da autarquia, José Marques.

  • Região
  • Publicado: 2011-09-06 16:05
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A Câmara Municipal de Oleiros vai lançar concurso para abrir o primeiro hotel do concelho no início de 2012, disse hoje o presidente da autarquia, José Marques.

O Hotel de Santa Margarida, com quatro estrelas, é uma obra da autarquia orçada em três milhões de euros, cuja exploração o município espera concessionar até final do ano.

O espaço tem 25 quartos, duas suites, um apartamento, ginásio, jacuzzi, zonas de massagens, salas para conferências e piscinas.

Entretanto, decorrem concursos a rondar os 750 mil euros, em diferentes fases, para equipar a infraestrutura “com tudo o que é necessário, desde decoração até aos utensílios de cozinha e restauração”, explicou.

José Marques disse que espera “entregar o hotel na modalidade ‘chave na mão’” à empresa que vencer o concurso para exploração, para que a inauguração “decorra no primeiro trimestre de 2012”.

O autarca admitiu que “não se pode olhar a lucros imediatos” no projeto, mas há “um interesse estratégico” em que o concelho tenha um hotel, para fomentar as receitas provenientes do turismo.

Oleiros é parte integrante do Geopark Naturtejo, é conhecido pelo património religioso, com várias igrejas classificadas, e pela gastronomia, onde se destacam o cabrito estonado, os maranhos e o medronho e produtos derivados.

O município tem uma aldeia (Álvaro) integrada na rede de Aldeias do Xisto e já iniciou o processo de candidatura da Isna de Oleiros à mesma rede, para atrair mais turistas.

Outro dos objetivos passa por “juntar toda esta oferta e programar programas com o Turismo do Centro”, disse o autarca.

Ainda na zona do Pinhal, no concelho vizinho de Proença-a-Nova, a Câmara prepara-se para concessionar o Hotel das Amoras, depois de terminado o contrato de concessão ao Grupo Pestana, integrado na rede de Pousadas de Portugal.

Segundo fonte municipal, “está em curso a análise de propostas apresentadas na hasta pública realizada em julho”, sendo exigida pela autarquia “a continuidade da exploração e manutenção da classificação de quatro estrelas”.

Enquanto não se escolhe o novo parceiro, a pousada está sob gestão da empresa municipal de turismo, uma “situação temporária”, dado que “a gestão do hotel não é vocação da autarquia e deve ser entregue a uma empresa do setor”, acrescentou.

O Hotel das Amoras está equipado com piscina, tem 32 quartos (dois duplos) e uma suite com vista para a vila de Proença-a-Nova.

PUB

PUB

PUB

PUB