Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Lista que apoia atual reitor conquista Conselho Geral da Universidade da Beira Interior

A lista de docentes que defende a recandidatura do atual reitor da Universidade da Beira Interior (UBI) venceu as eleições para o Conselho Geral da instituição, tendo elegido nove dos 15 representantes possíveis.

  • Educação
  • Publicado: 2016-11-10 10:48
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A lista de docentes que defende a recandidatura do atual reitor da Universidade da Beira Interior (UBI) venceu as eleições para o Conselho Geral da instituição, tendo elegido nove dos 15 representantes possíveis.

As eleições decorreram esta quarta-feira e os resultados foram publicados na página oficial da internet desta instituição de ensino superior sediada na Covilhã, distrito de Castelo Branco.

O Conselho Geral é considerado o órgão máximo da UBI e irá eleger o próximo reitor da universidade, sendo que é constituído por 29 membros: 21 representantes da instituição e oito personalidades externas que serão cooptadas posteriormente.

Entre os membros da instituição, o grupo dos professores e investigadores elege 15 representantes, o dos alunos elege cinco membros e o corpo não docente e não investigador tem direito a um lugar.

No grupo dos professores apresentaram-se a sufrágio duas listas, uma encabeçada por José Ignacio Lusquiños (Lista A) e outra por Ana Paula Duarte (Lista B), a qual saiu vencedora ao eleger nove dos 15 representantes.

Com o lema "Uma Universidade sustentável, coesa e plural", a Lista B teve como mandatário José Carlos Venâncio e defendeu a recandidatura do atual reitor, António Fidalgo.

Os restantes seis membros eleitos integram a Lista A - “Movimento Inovar com Experiência" - que teve como mandatário Pedro Guedes de Carvalho e que inclui, entre outros, o nome de Manuel Santos Silva, antigo reitor desta instituição.

Entre as três listas apresentadas no contingente de corpo de estudantes venceu a Lista B, que era encabeçada por Jorge Pereira e que conquistou quatro lugares, enquanto a Lista A elegeu a cabeça de lista Adriana Gomes.

No corpo de pessoal não docente e não Investigador vai ser necessária uma segunda volta, que se realiza na sexta-feira. Mércia Pires (Lista C) e Paulo Roque (Lista D) vão tentar conquistar a única vaga disponível para este grupo.

Depois da tomada de posse, os 21 membros vão escolher as oito personalidades externas à UBI para fechar o elenco do novo Conselho Geral.

 

PUB

PUB

PUB

PUB