O mais famoso fruto vermelho de Oleiros, o medronho, está prestes a ter o seu destaque anual com a realização da V Mostra do Medronho e da Castanha. Evento já consolidado e que começa, cada vez mais, a envolver a comunidade local.
O mais famoso fruto vermelho de Oleiros, o medronho, está prestes a ter o seu destaque anual com a realização da V Mostra do Medronho e da Castanha. Evento já consolidado e que começa, cada vez mais, a envolver a comunidade local. A Mostra Gastronómica, que os restaurantes promovem, a Maratona de BTT “Rota do Medronho”, a Caminhada “Rota da Castanha” e a Mostra de Produtos Locais, são só alguns dos eventos que se associam aos produtos deste acontecimento anual de prestígio para o concelho.
A Mostra pretende valorizar dois importantes frutos do Pinhal, os quais se integram no conceito de Floresta de Uso Múltiplo. Em plena celebração do Ano Internacional das Florestas, o Município de Oleiros aproveita mais uma oportunidade para apelar à valorização do espaço florestal, ao mesmo tempo que demonstra que a oferta turística de Oleiros não se esgota nos meses de Verão.
Com a quinta edição desta Mostra, pretende-se afirmar Oleiros como “Capital do Medronho” conhecidos os seus benefícios para a saúde humana. Este fruto vermelho começa a ser entendido, cada vez mais, como um dos mais promissores e versáteis recursos endógenos do concelho. No âmbito dos seus benefícios, encontra-se um recente estudo que anuncia a sua acção benéfica para tratar infecções do aparelho urinário, limpeza sanguínea, tratamento de diarreias, e para tratar as infecções da boca e da garganta.
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet