Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Idanha-a-Nova: 1.500 militares, 400 viaturas e um helicóptero mobilizados para o Boom Festival

A GNR vai mobilizar 1.500 militares, 400 viaturas e um helicóptero para o Boom Festival, que deve juntar mais de 30 mil pessoas a partir de sábado em Idanha-a-Nova, informou hoje fonte daquela força de segurança.

  • Região
  • Publicado: 2012-07-25 15:25
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A GNR vai mobilizar 1.500 militares, 400 viaturas e um helicóptero para o Boom Festival, que deve juntar mais de 30 mil pessoas a partir de sábado em Idanha-a-Nova, informou hoje fonte daquela força de segurança.

Música eletrónica, arte e formas de vida alternativa são alguns dos temas da festa que, durante uma semana, de dois em dois anos, por ocasião da primeira lua cheia de agosto, ocupa parte das margens da Barragem Marechal Carmona.

Com o festival, o número de pessoas no concelho de Idanha-a-Nova triplica, sobretudo com uma “invasão” de estrangeiros, uma vez que o Boom integra um conjunto de eventos a nível global que movimenta uma legião de adeptos de vários países.

Ao longo da semana, "a GNR vai mobilizar 1.500 militares dos grupos territoriais de Castelo Branco, Portalegre, Guarda, Viseu e Lisboa, através do Comando Geral ", disse à agência Lusa o capitão José Luís Alves, oficial de operações da GNR no Boom Festival.

No local, aquela força de segurança vai recorrer a 400 viaturas e "a um helicóptero para supervisionar as operações no sábado, primeiro dia do festival", sublinhou.

A GNR pretende assegurar "a segurança rodoviária e a normalidade de circulação, sobretudo dos residentes", tendo sido criados para o efeito dois "pré-parques" para visitantes, nos recintos da Senhora do Almortão e da Senhora do Loreto.

Haverá "um reforço das ações de fiscalização", nomeadamente em busca de estupefacientes, não só na área do festival, mas também ao longo da fronteira com Espanha e "em conjugação com outros comandos territoriais".

Aquela força de segurança vai, ainda, colaborar com a organização para garantir a segurança no interior do recinto.

As últimas edições "têm recebido cerca de 25 mil visitantes, de acordo com os dados da organização. Com base na venda bilhetes, prevê-se que este ano haja um crescimento de 30 a 35 por cento", destacou aquele responsável da GNR, apontando assim para cerca de 33 mil pessoas.

Segundo o capitão José Luís Alves, haverá "tolerância zero" para campismo selvagem, fora das zonas delimitadas para o festival, devido ao risco de incêndio e para travar concentrações ilegais paralelas ao festival, conhecidas como "anti-boom".

O tema do Festival Boom 2012 é "a alquimia, enquanto arte e ciência ancestral de transformação elementar", explica a organização no portal oficial.

A temática vai servir de base aos trabalhos de artistas internacionais que vão apresentar construções em bambu, instalações com efeitos digitais, pintura, peças baseadas em reciclagem, entre outras.

Nas tendas dedicadas à música, os sons eletrónicos de estilo "trance" dominam o cartaz apresentado por DJ e músicos de vários países.

O Boom Festival apresenta-se ainda como montra de boas práticas ambientais, por utilizar materiais reciclados nos diferentes recintos, ao nível da autossuficiência energética (com base em fontes renováveis e aproveitamento de óleos usados) e no tratamento de resíduos.

PUB

PUB

PUB

PUB