Diário Digital Castelo Branco - Arqueólogos ibéricos exploraram minas romanas em Penamacor Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Arqueólogos ibéricos exploraram minas romanas em Penamacor

Investigadores portugueses e espanhóis realizam escavações arqueológicas em dois complexos mineiros romanos localizados em Penamacor.

  • Região
  • Publicado: 2024-04-17 23:20
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Investigadores portugueses e espanhóis realizam a segunda campanha de escavações no sítio romano do Lenteiro, em Penamacor, numa área relacionada com a exploração aurífera romana na região, que incluiu os complexos mineiros da Presa e do Covão do Urso.

O objetivo é compreender o quotidiano das populações que trabalharam nas minas, o seu modo de vida, a estrutura social e a forma de organização do território, tendo a prossecução dos trabalhos revelado ter havido uma ocupação significativa do local, relacionando-se provavelmente com o todo o processo e logística de exploração das minas. 

As escavações estão a ser coordenadas por Brais Currás e Sofia Lacerda e inserem-se no projeto “Aurifer Tagus”, sendo financiadas pelo Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC). Do lado português têm o apoio da Universidade de Coimbra e do Município de Penamacor.

PUB

PUB

PUB

PUB