Diário Digital Castelo Branco - Projeto cultural escolar destaca folclore na Sertã Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Projeto cultural escolar destaca folclore na Sertã

O Município da Sertã é um dos parceiros do Projeto Cultural de Escola, que o Agrupamento de Escolas da Sertã (AES) está a desenvolver, no âmbito do Plano Nacional das Artes 2019/2024.

  • Educação
  • Publicado: 2024-04-17 23:51
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

O Projeto assenta na criação de um cargo de coordenador em cada agrupamento escolar ou estabelecimento de ensino do país, cuja responsabilidade é desenhar um programa cultural adaptado ao contexto, em parceria com as autarquias, as estruturas artísticas e a comunidade educativa. O programa é estruturado tendo em conta a diversidade sociocultural, patrimonial e artística do território de cada agrupamento.

No caso do AES, o projeto vai já no seu quarto período de execução e tem como tema, no presente ano lectivo, o folclore regional. Neste âmbito, têm sido desenvolvidas nas escolas do 1.º ciclo sessões no âmbito de uma residência artística, centrada no folclore, sessões estas conduzidas por Raul Silva, do Rancho Folclórico e Etnográfico de Cernache do Bonjardim. Além disso, estão também previstos workshops de folk, aulas de dança, momentos musicais com os alunos dos Clubes de Música e a realização de uma exposição dinâmica interdisciplinar na Casa da Cultura da Sertã, durante o mês de junho. 

Será também no mês de junho, mais precisamente no dia 4, que acontecerá o Arraial do AES onde, além das tradicionais tasquinhas de venda de comida e outras barraquinhas, acontecerão momentos de dança folclórica, atuações de música tradicional com adufes e outros espetáculos ligados às expressões artísticas e artes visuais. 

Para o ano letivo de 2024/25, o tema já foi escolhido e serão as artes e ofícios, centradas no ciclo do linho. Visto que o ciclo do linho tem uma periodicidade mínima de 15 meses, desde a sementeira até ao produto final, o AES e o Município da Sertã decidiram dar já início a este projeto, por forma a garantir a matéria prima com que os alunos trabalharão durante o próximo ano letivo. Assim, no passado dia 12 de abril, decorreu a sementeira de linho num terreno previamente identificado para o efeito na freguesia da Várzea dos Cavaleiros, tendo contado com a participação de vários alunos do 8.º ano e o apoio da Junta de Freguesia da Várzea dos Cavaleiros. Nos meses seguintes, o ciclo do linho será cumprido, com a concretização das suas diferentes fases, designadamente mondar, repinhar, secar, alagar, desalagar, macerar, gramar, espadelar e cedar. No próximo ano letivo, os alunos serão desafiados a trabalhar o linho em diversos workshops e sessões temáticas.

Refira-se que o Projeto Cultural de Escola, cuja coordenação no AES pertence atualmente à professora Fernanda Paiva, sendo o responsável a nível regional o professor António Pereira, teve o seu início no ano letivo de 2020/21, com o tema património oral (lendas), seguindo-se depois o património edificado (monumentos) em 2021/22 e o património cultural (gastronomia e música) em 2022/23. 

 

  

PUB

PUB

PUB

PUB