Castelo Branco: ESE recebe seminário sobre a atividade docente em Portugal

Os alunos dos cursos via ensino, 1.º e 2.º ciclos de Bolonha, vão participar em encontro orientado por dirigentes do Sindicato de Professores da Zona Centro (SPZC).

  • Educação
  • Publicado: 2024-04-22 07:41
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Terá lugar na sala B9 da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), esta quarta-feira, 24 de Abril, às 15:00 horas, um seminário sobre a carreira docente em Portugal.

Serão apresentados e debatidos assuntos sobre a imperiosa necessidade de dar resposta à falta de educadores e professores; as habilitações necessárias para abraçar a profissão; como e quando realizar a candidatura; os deveres e os direitos; a estrutura da carreira; a progressão; e os vencimentos.

“A falta de docentes em Portugal é uma chaga que se tem vindo a agravar. O grupo de educadores e professores no ativo tem uma média de idades muito elevada (mais de 50% têm 50 ou mais anos) e não têm sido criadas condições para captar novos docentes“, referem os sindicalistas em nota de imprensa.   

Até 2030, confirmam as projeções, será necessário que entrem no sistema de ensino cerca de 35 mil novos docentes. Em contrapartida, o número de alunos que abraçam e concluem os cursos de ensino são reduzidos e insuficientes para colmatar a saída em massa de profissionais do sector. 

Perante este contexto nefasto, não há volta a dar: é preciso atrair e renovar o corpo docente em Portugal. 

A atividade é orientada por dirigentes do SPZC e destina-se aos alunos dos 1.º e 2.º ciclos de Bolonha de todos os cursos que conferem habilitação profissional para a docência.

PUB

PUB

PUB

PUB