Economia

Ródão apresenta Marca "Terras de oiro" em Workshop de Marketing e Produtos Regionais

Diario Digital Castelo Branco | 2017-09-25 07:14:00

O Município de Vila Velha de Ródão debateu o tema “Marketing e Produtos Regionais”, num Workshop realizado no âmbito do V Festival das Sopas de Peixe, promovendo ainda a apresentação da marca TERRAS DE OIRO.

Nesta sessão de trabalhos, estiveram presentes cerca de 100 pessoas, incluindo empresários locais e regionais, entidades públicas e privados, bem como também participantes individuais.

Jorge Esteves – Jornalista da RTP, foi o moderador desta sessão de trabalhos, cuja abertura foi inaugurada pelo anfitrião do Município, Presidente Luís Pereira, pelo presidente da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, Luís Correia, pelo Presidente da Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa, Sérgio Bento, e por último, Ana Abrunhosa, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

A primeira intervenção ficou a cargo de Luís Simões, consultor do Município, que após um trabalho de consultoria efetuado às empresas agroalimentares, unidades hoteleiras, restauração e superfícies comercias, apresentou um relatório de análise prospetiva com vista à definição de uma estratégia para a promoção dos produtos locais. Luís Simões referiu que “numa análise de perspetiva regional e tomando por base a forte desertificação a que o interior tem estado votado, é importante que os municípios assumam politicas ativas de apoio às empresas”.

O evento integrou dois painéis, dedicados ao Financiamento e a outro ao Marketing Territorial.

Tendo-se enfatizado a importância do Marketing Territorial neste workshop, e no respeita aos seus intervenientes, salientamos a presença do especialista em marcas, Carlos Coelho, presidente da IVITY Brand Corp, uma das grandes referências portuguesas no domínio da construção e gestão de marcas, que abordou o tema “Marketing e Produtos Regionais – a sua importância na estratégia de comunicação e internacionalização”. Na sua intervenção o orador procurou fazer várias analogias entre o território, os seus produtos e o mundo das marcas.

Sara Filipe, subdiretora da ESGIN do IPCB, que abordou o tema do marketing territorial como instrumento de valorização dos espaços e sobre o Ensino e Formação na perspetiva do mercado referiu que “alguns dos projetos em que esta unidade de ensino tem estado envolvida e a proximidade que tem procurado manter com as diversas empresas o sector agroalimentar”. Salientou a criação de produtos inovadores, fruto de diversas parcerias, e a sua repercussão no mercado e a importância de o estabelecimento de ensino superior em estar presente em iniciativas deste género; Inês Farinha, mestre em design apresentou o tema “estratégias de valorização dos territórios”, e por fim, Luís Pinto de Andrade, do CATAA/InovCluster aludiu à Reinvenção dos Produtos Regionais, mencionando que estas entidades “têm a principal preocupação de promover a inovação acompanhada do conhecimento, daquilo que é viável colocar no mercado, ressurgindo a necessidade de reinventar os produtos tradicionais, tais como o queijo, enchidos, os vinhos, as carnes, o azeite, a doçaria e o mel”.

Para o Presidente do Município de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, a realização deste workshop “foi mais uma excelente oportunidade para se debater um tema importante, focando também a estratégia de promoção de uma marca territorial designada TERRAS DE OIRO, fomentado a caracterização identitária do território, e sobretudo a valorização dos nossos produtos”.

O logotipo da marca TERRAS DE OIRO, de acordo com Luís Pereira “surgiu da necessidade de diferenciar Vila Velha de Ródão, porque temos aqui um conjunto de condições naturais e produtos de excelência que consideramos que faria todo o sentido agrupar numa marca que fosse apelativa e única”. É intuito da Câmara Municipal utilizar a marca para promover as suas iniciativas sendo a empresa Rodoliv, a única até ao momento, a utiliza-la no azeite.

 


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