Oleiros: Feira do Pinhal mantém notoriedade com orçamento reduzido

Foi apresentada no passado dia 13, a XVIII Feira do Pinhal que decorrerá de 8 a 12 de agosto. Nesta edição, o orçamento dedicado a espetáculos foi reduzido para um terço do habitual, em virtude dos incêndios de outubro de 2017 que afetaram consideravelmente o nosso concelho. 

  • Economia
  • Publicado: 2018-07-17 10:46
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

Foi apresentada no passado dia 13, a XVIII Feira do Pinhal que decorrerá de 8 a 12 de agosto. Nesta edição, o orçamento dedicado a espetáculos foi reduzido para um terço do habitual, em virtude dos incêndios de outubro de 2017 que afetaram consideravelmente o nosso concelho. 

No seguimento da opção do executivo, parte desta verba foi canalizada para as Juntas de Freguesia, com a finalidade de as dotar de mecanismos de limpeza e construção, assim como de combate a incêndios. Desde outubro, o Município tem acorrido às necessidades da população afetada, assumindo os custos de novas árvores para plantação, medicamentos, alimentação animal entre muitos outros apoios. Assim, o leque de artistas escolhido reflete-se em valores mais modestos que permitem a alocação desta verba para questões prioritárias. Contemplado nesta rubrica estava também o habitual espetáculo multimédia, que por se considerar não ser possível reduzir o valor mantendo a qualidade, optou-se por não realizar este espetáculo na sexta-feira.

Ainda assim, a 18ª edição da Feira do Pinhal mantém a notoriedade de um evento consolidado com uma aposta forte em expositores de qualidade, diferenciadores e representativos da região mas também um pouco de todo o país. Dos 145 inscritos, 18 são expositores que se estreiam na nossa Feira.

Sendo este um evento dinâmico, e no seguimento do trabalho desenvolvido pelo Município durante este ano, surge uma nova ideia de interligação entre expositores e público. Proporcionar experiências a quem nos visita é uma novidade na Feira do Pinhal que vai possibilitar "pôr as mãos na massa" e aprender por exemplo técnicas de artesanato ou da gastronomia local.

As preocupações e responsabilidades pela sustentabilidade ambiental, ganham este ano maior importância através da colaboração com a VALNOR, que permitirá fazer desta Feira um Eco Evento. Reduzir, Reciclar e Reutilizar serão as palavras de ordem de uma ação que conta com todos os visitantes e expositores para fazer a diferença.

O recinto deste certame continua a ser uma descoberta, tanto pela animação de rua sempre surpreendente, como pela variedade cultural que assume com artistas do panorama nacional mas também com artistas locais, integrados nesta edição  no Festival das Artes da Beira Baixa. O palco Beira Baixa acolhe ainda o IX Festival Internacional "Acordeão em Espetáculo", pela primeira vez em Oleiros.

Como habitual a feira encerra no domingo, com o início das comemorações do Dia do Concelho. A transição entre estes dois acontecimentos faz-se com o habitual espetáculo piromusical a cargo da Pirotecnia Oleirense na madrugada de 12 para 13 de agosto.

É convicção do Município que todos estes atrativos vão continuar a promover Oleiros de uma forma positiva atraindo visitantes e dignificando a população que é nossa preocupação 365 dias por ano.

PUB

PUB

PUB

PUB