Economia

Produtores da marca Proença-a-Nova Origem visitam empresários em Manteigas

Diario Digital Castelo Branco | 2018-10-10 05:59:00

Os produtores da marca Proença-a-Nova Origem visitaram, a 26 de setembro, o viveiro de trutas e a fábrica de burel em Manteigas, com o objetivo de conhecer outros projetos, exemplos de boas práticas produtivas e novas abordagens aos produtos endógenos.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, “estas iniciativas com outros agentes económicos são importantes na medida que existe partilha de conhecimento e experiências que se podem traduzir na apresentação de soluções que permitam a marca Proença-a-Nova Origem evoluir, potenciando não só o nosso território, mas também os nossos produtos. Além disso, permite aos nossos produtores conhecer outras realidades que podem servir de inspiração para os seus negócios e, consequentemente, para o nosso concelho”.

A Burel Factory é um bom exemplo de uma nova abordagem a um produto tradicional. Esta empresa foi criada por dois exploradores de montanhas, João Tomás e Isabel Costa, que aproveitaram o tecido de lã tradicional da Serra da Estrela, recuperando a fábrica para a produção do burel agora utilizado de uma forma muito diferente e inovadora.

A empresa continua a produzir utilizando as mesmas máquinas e os equipamentos tradicionais, do tempo em que a indústria ainda se fazia à mão, garantindo assim a produção de tecidos únicos, diferentes e de grande qualidade, preservando o passado, reinterpretando-o e tornando-o numa história de futuro. O Viveiro das Trutas, localizado a três quilómetros da vila de Manteigas, aproveitando as águas da Serra, produz duas espécies diferentes de trutas. Além da venda das trutas produzidas na truticultura, todos os anos são realizados repovoamentos nas lagoas com trutas provenientes destes viveiros.

Esta visita foi realizada no âmbito do Eixo 1: emprego, formação e qualificação, do Projeto Promover e Integrar CLDS 3G de Proença-a-Nova, projeto cofinanciado pelo Programa POISE, Portugal 2020, através do Fundo Social Europeu.


Publicidade
Meteorologia
Hoje
Amanhã
Noticias
Newsletter
Publicidade
Publicidade
© Diario Digital Castelo Branco 2018
Política de privacidade e cookies
Desenvolvido por citricweb.pt