Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

InovCluster integra agrupamento europeu de interesse económico Ad-Pack EEIG

Na passada semana, a Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, InovCluster, formalizou, em Praga, a constituição de um Agrupamento Europeu de Interesse Económico o Ad-Pack EEIG (European Economic Interesting Group), no âmbito do setor das embalagens inteligentes e ativas na Europa.

  • Economia
  • Publicado: 2018-11-03 10:58
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

Na passada semana, a Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, InovCluster, formalizou, em Praga, a constituição de um Agrupamento Europeu de Interesse Económico o Ad-Pack EEIG (European Economic Interesting Group), no âmbito do setor das embalagens inteligentes e ativas na Europa.

Formado no âmbito da participação da InovCluster no projeto Ad-Pack - Future materials and products for advanced smart packaging ( futuros materiais e produtos para embalagens inteligentes), o Ad-Pack EEIG, entidade jurídica de carácter internacional e de tipo associativo, com objetivos económicos e não lucrativos, visa facilitar e contribuir para o desenvolvimento da atividade económica dos seus membros e aumentar os resultados da sua atividade, através da partilha de recursos, atividades, capacidades e competências.

O Ad-Pack EEIG tem como membros fundadores os clusters: Nanoprogress, da República Checa (área das nanotecnologias); Balticnet-Plasmatec, da Alemanha (área das tecnologias plasma); Plastiwin, da Bélgica (área dos plásticos) e a InovCluster, de Portugal (área agroindustrial).

De acordo com Cláudia Soares, Presidente da InovCluster, “o objetivo do Ad-Pack EEIG é apoiar as PME’S europeias no acesso facilitado às cadeias de valor globais e aos mercados globais, quer ao nível comercial quer ao nível da investigação e desenvolvimento de novos produto e serviços, no setor das embalagens inteligentes e ativas, procurando também responder aos desafios da sustentabilidade”.

Desde janeiro de 2016 que a InovCluster integra este consórcio formado por vários clusters e entidades europeus, que procuram a combinação de experiências, know-how e cadeias de valor, que promovam o empreendedorismo e inovação no setor das embalagens inteligentes e ativas na Europa. O projeto tem como finalidade criar alto valor acrescentado através da cooperação entre os seus membros e associados do Ad-Pack EEIG, reunindo os serviços das PME‘s e das entidades de inovação pertencentes a cada um dos clusters associados, que, através da cooperação empresarial em matéria de investigação e desenvolvimento com parceiros e consumidores da Europa e de países terceiros, poderão mais facilmente conseguir atingir os seus objetivos empresariais.

Esta parceria é reconhecida pela Plataforma Colaborativa de Clusters Europeus (EECP – european Cluster Colaboration Platform) como uma parceria estratégica europeia, que procura ter impacto no crescimento do emprego europeu, com competividade e inovação, através da combinação de diferentes áreas de inovação para o setor das embalagens inteligentes e ativas, e intensificando a cooperação entre os vários clusters, entidades e empresas além-fronteiras, fortificando assim as cadeias de valor.

A continuidade do trabalho desenvovlido neste projeto foi igualmente considerada pela União Europeia e pelos membros do consórcio uma vantagem significativa e de extrema importância, não só para o setor das embalagens como para outros setores económicos que dele beneficiam, entre os quais se destaca o setor agroalimentar, sendo agora, com a criação do Ad-Pack EEIG, garantida essa continuidade do trabalho de colaboração já iniciado pela InovCluster também neste projeto desde 2016.

“A InovCluster está confiante de que este passo vai apoiar o desenvolvimento deste setor, de elevada importância para o setor agroalimentar e em particular para Portugal, onde há necessidades concretas às quais urge responder e para as quais ainda não há soluções no mercado”, refere a Presidente.

“Exemplos disto são a necessidade ao nível de embalagens para a conservação de alimentos que permitam maiores tempos de vida útil, um fator muito importante para responder à aposta do país na internacionalização do setor agroalimentar e assim permitir o acesso de cada vez mais produtos alimentares portugueses aos mercados externos”, acrescenta.

Outros exemplos são o desenvolvimento de embalagens que, através de soluções tecnológicas, comunicam ao consumidor informações importantes acerca do produto, a prevenção de contrafação, a utilização de embalagens que, através de atmosferas modificadas podem interagir com os alimentos no seu interior, garantindo assim determinadas propriedades, entre tantas outras aplicações.

“Consideramos que o enorme potencial deste setor não se circunscreve apenas ao setor em si, mas extravasa para o espaço intersectorial, que dele também pode beneficiar. É, portanto, no âmbito das relações de complementaridade entre os vários setores que surge a parceria do projeto AdPack, com foco no desenvolvimento e internacionalização de novas embalagens aplicadas ao setor agroalimentar”, conclui.

A InovCluster encontra-se atualmente a desenvolver ações integradas no projeto AdPack de apoio à internacionalização das PME’s portuguesas e europeias para os mercados dos Estados Unidos, Canadá e China. Qualquer empresa ou entidade nacional, do setor das embalagens inteligentes e sustentáveis ou setores relacionados, interessada em participar no projeto pode fazê-lo, manifestando o seu interesse junto da InovCluster.

PUB

PUB

PUB

PUB