Educação

Castelo Branco: Nuno Álvares visita CERN na Suíça

Diario Digital Castelo Branco | 2017-05-15 08:05:00

O Agrupamento de Escolas Nuno Álvares visitou, no início do 3º período letivo, o Centro Europeu de Investigação Nuclear (CERN), em Genebra, na Suíça.

Esta visita de estudo, inserida no âmbito das disciplinas de Química e Física de 12º ano de escolaridade, deu a oportunidade, pela primeira vez na nossa cidade, a que alunos do ensino secundário pudessem observar o centro que se encontra na vanguarda de investigação em Física de partículas.

Neste centro, cerca de 1500 Físicos, Engenheiros e Técnicos, incluindo 350 estudantes de pós-graduação provenientes de 154 Instituições académicas de 37 Países, realizam experiências que procuram dar respostas a questões fundamentais tais como o que acontece à matéria quando é aquecida 100000 vezes da temperatura interna do Sol ou por que é que os protões e os neutrões pesam 100 vezes mais que os quarks que os constituem. Segundo Siegfried Foertsch, coordenador para o projeto ALICE (A Large Ion Collider Experiment - experiência de grande colisão de iões, uma das maiores experiências do mundo dedicada à pesquisa da física da matéria à escala infinitesimal), “o que motiva as pessoas nestas experiências é entrarmos em “terra incógnita”,  completamente “nova ciência”, é a procura do desconhecido”.

Mas é na procura do desconhecido que se alargam fronteiras na ciência facilitando a vida das pessoas como por exemplo o desenvolvimento de tecnologia de detecção de cancros em estado quase embrionário, isto é, descobri-los dois anos antes de serem considerados cancro. É verdadeiramente fantástico puder possibilitar aos nossos alunos um vislumbre do amanhã. Como diziam alguns alunos “... professora, depois de todo o estudo realizado ao longo dos anos na disciplina de Física-Química, agora tudo faz sentido, a ciência não existe apenas no papel...”.


Publicidade
Meteorologia
Hoje
Amanhã
Noticias
Newsletter
Publicidade
Publicidade
© Diario Digital Castelo Branco 2017
Desenvolvido por citricweb.pt