Educação

Castelo Branco: A maior lição do mundo na Biblioteca Afonso de Paiva

Diario Digital Castelo Branco | 2017-12-11 09:22:00

A Maior Lição do Mundo (AMLM) é uma iniciativa apoiada e promovida pela UNICEF Portugal e desenvolvida desde o ano letivo de 2015.2016 com a colaboração da Direção-Geral da Educação e do Comité Português para a UNICEF.

Este ano, A Maior Lição do Mundo pretende promover, junto de crianças e jovens, a cidadania ativa e a reflexão crítica para a importância da educação no futuro das crianças, e na construção de sociedades mais pacíficas e prósperas.

As bibliotecas escolares do agrupamento Afonso de Paiva, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, associaram-se à iniciativa A Maior Lição do Mundo, preparando uma aula, com base no referencial RBE “Aprender com a Biblioteca Escolar” no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O dia escolhido foi o Dia Internacional dos Direitos da Criança – e em colaboração com a professora e os alunos do 1.º ano da escola básica Afonso de Paiva, foi abordada a importância de uma educação de qualidade, levando os alunos a reconhecer que nem todas as crianças e jovens têm acesso às mesmas oportunidades e que a educação desempenha um papel crucial para o desenvolvimento do mundo e para o combate às desigualdades.

A sessão desenvolveu-se na biblioteca Afonso de Paiva e, para abordagem inicial do tema da educação, partiu-se do livro “Os Direitos das Crianças” de Luísa Ducla Soares, com base na Convenção sobre os Direitos da Criança:

Para que a promessa da educação universal se torne uma realidade para cada criança é necessário um compromisso global. Os ODS apelam à comunidade internacional no sentido de “garantir o acesso a uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos” até 2030 (ODS 4 – Educação de Qualidade), mas também outros conteúdos no âmbito dos ODS, conducentes a desenvolver nos alunos atitudes de cidadania global, sendo esta também uma das missões das bibliotecas escolares Afonso de Paiva.


Publicidade
Meteorologia
Hoje
Amanhã
Noticias
Newsletter
Publicidade
© Diario Digital Castelo Branco 2018
Desenvolvido por citricweb.pt