Educação

Juncal do Campo: Aldeia Pedagógica recebe crianças das “Férias com Estilo – Natal 2017”

Diario Digital Castelo Branco | 2018-01-02 11:31:00

A Associação EcoGerminar dinamizou um circuito pedagógico nas aldeias de Juncal do Campo e Chão da Vã, do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva de Castelo Branco, com idades compreendidas entre os 5 e 14 anos, no âmbito do projeto de férias desportivas, culturais, sociais e solidárias, designado de “Férias com Estilo – Natal 2017”, desenvolvido pela Associação de Pais.

A cidadania participativa, a economia social e solidária, as tradições e património local, são o mote para promover e sensibilizar as crianças para o desenvolvimento local e comunitário através de experiências únicas.

A Associação EcoGerminar tem desenvolvido este circuito pedagógico, tendo já recebido desde o ano de 2016 mais de 250 crianças e jovens do ensino básico, profissional e ensino superior, provenientes de todo o país.  

A visita consistiu na apresentação e reflexão dos murais espalhados pelas aldeias acompanhados pela equipa da EcoGerminar e também pela comunidade, como aconteceu com o mural da Loja Silva, narrado e muito bem fantasiado pelo Adelino, elaborados por artistas de nível nacional e internacional e sobretudo, por artistas locais, tais como, Joaquim Matos do Juncal do Campo e Zélia Duarte de Alcains.

Outra atividade desenvolvida, foi uma ação de reflorestação num terreno ardido, com carvalhos cedidos pela Silvapor e que contou com composto cedido pela Valnor, onde Fernando Nunes, teve a possibilidade de evidenciar alguns comportamentos preventivos com o objetivo de evitar situações idênticas aos incêndios que assolaram aquelas aldeias.

As crianças ainda tiveram a oportunidade de visitar a queijaria do Juncal do Campo, onde experimentaram um momento pedagógico com a Lurdes, dedicado à confeção do queijo artesanal.

No final, seguiu-se uma visita à Casa de Burros no Chão da Vã, que lhes permitiu o contacto com diversos animais, nomeadamente burros e cavalos.

Durante o circuito pedagógico, as crianças tiveram a possibilidade de ouvir diversos testemunhos dos habitantes do Juncal do Campo e Chão da Vã, relativos à recetividade, desenvolvimento e simbologia dos murais.

O circuito foi uma experiência extremamente positiva e pedagógica, tendo as crianças mostrado muito entusiasmo por participarem numa experiência educacional diferente, contribuindo para aprendizagens, que no futuro poderão fazer a diferença na criação de novas estratégias de desenvolvimento dos territórios do interior e rurais de Portugal.

O circuito pedagógico insere-se no plano de atividade da associação e conta com o apoio da União das Freguesias do Freixial e Juncal do Campo e da Câmara Municipal de Castelo Branco. 


Publicidade
Meteorologia
Hoje
Amanhã
Noticias
Newsletter
Publicidade
Publicidade
© Diario Digital Castelo Branco 2018
Política de privacidade e cookies
Desenvolvido por citricweb.pt