Educação

Castelo Branco: Biblioteca da Escola S. Tiago realiza II EnCont(R)Os de Natal: Canela e Pinho no Avental

Diario Digital Castelo Branco | 2018-01-09 06:11:00

A Biblioteca Escolar S. Tiago promoveu a 2.ª edição dos encontros de leitura em voz alta iniciados no Natal de 2016, intitulada II EnCont(R)Os de Natal: Canela e Pinho no Avental, tendo como principais destinatários os alunos do pré-escolar e 1.º ciclo do agrupamento de escolas Afonso de Paiva.

As dez sessões multissensoriais de leitura em voz alta decorreram entre os dias 12 e 14 de dezembro na biblioteca escolar S. Tiago, abrangendo aproximadamente 200 alunos, e foram orientadas pela educadora Maria da Luz Lopes e pela professora bibliotecária Carla Nunes, a partir de uma instalação temática alusiva ao Natal, com imagens, cheiros, sons, sensações e experiências de toda uma recriação de ambiente natalício, com leituras em voz alta a partir dos livros de Alexandre Lobão, Anu Stohner, Benoît Debecker, Clara Cunha e Luísa Ducla Soares.

O desenvolvimento das capacidades linguísticas da criança é um dos principais benefícios da leitura em voz alta. Ler em voz alta contribui igualmente para o desenvolvimento emocional da criança, ajudando a desenvolver e a conhecer as suas emoções, expandindo e enriquecendo o vocabulário, melhorando igualmente a capacidade de expressão e comunicação. O foco do trabalho da equipa das bibliotecas escolares Afonso de Paiva está na promoção da leitura e do livro, na criação e manutenção de leitores, apostando igualmente no desenvolvimento das capacidades multiliterácitas e de aprendizagem.


Publicidade
Meteorologia
Hoje
Amanhã
Noticias
Newsletter
Publicidade
Publicidade
© Diario Digital Castelo Branco 2018
Política de privacidade e cookies
Desenvolvido por citricweb.pt