Educação

Castelo Branco: Fatos de Carnaval das escolas do Castelo, Mina e São Tiago estiveram em exposição no CCCCB

Diario Digital Castelo Branco | 2018-02-19 07:38:00

O Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco (CCCCB) expos, de 9 a 13 de fevereiro, os fatos de Carnaval com que os alunos das escolas básicas do Castelo, da Mina e de São Tiago desfilaram no corso das escolas, realizado em Castelo Branco, no dia 9, numa organização da Câmara Municipal de Castelo Branco.

Este ano, estas escolas do 1.º Ciclo, pertencentes ao Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, decidiram levar a arte à rua e elegeram diversos pintores eminentes do Séc. XX, bem como consagrados artistas contemporâneos.

Foi assim que muitas dezenas de crianças levaram as cores, as formas, os motivos e alguns dos traços mais marcantes das obras do mestre Cargaleiro, de Frida Kahlo, Keith Haring, Matisse, Mondrian, Miró e Romero Britto.

Os fatos, realizados por alunos e professores com recurso a diversos materiais, aliaram o trabalho de reprodução ao de criação, pois aos elementos bem conhecidos e muito presentes nas obras desses pintores juntaram-se outros, com diversas associações, cruzando-se, nalguns casos, elementos de quadros diferentes desses artistas. Todo o trabalho de (re)criação implicou a  observação atenta das obras evocadas, de forma a nunca perder a fidelidade ao traço de cada pintor e às principais características das obras selecionadas, permitindo que os artistas fossem imediatamente reconhecíveis.

A escolha deste tema e, em particular, destes pintores de renome mundial foi uma excelente oportunidade para o reforço da educação artística dos alunos, fomentando o interesse e o gosto pela arte, a criatividade, a valorização da cultura e a sua divulgação junto da comunidade. E foi assim que nas ruas do centro de Castelo Branco se evocaram, com muita cor e alegria, diversas correntes da arte moderna e contemporânea, se homenagearam figuras incontornáveis da pintura, reafirmando como “nossa” essa arte universal e intemporal.

Em comunicado, professores e alunos agradecem ao Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco a iniciativa de expor estas criações, valorizando e apoiando este trabalho que resultou de uma conjugação de esforços e vontades, ancorados no amor à arte e no desejo de celebrar, nesta quadra especial que é o Carnaval, a beleza, a harmonia e a diversidade do mundo.


Publicidade
Meteorologia
Hoje
Amanhã
Noticias
Newsletter
Publicidade
Publicidade
© Diario Digital Castelo Branco 2018
Política de privacidade e cookies
Desenvolvido por citricweb.pt