Castelo Branco: Para uma Internet mais Segura no AE Afonso de Paiva

Na escola Afonso de Paiva, os alunos aprenderam como utilizar a internet de forma segura, com pequenos jogos e sessões de esclarecimento. Iniciativas que decorreram ao longo de todo o mês.

  • Educação
  • Publicado: 2018-02-21 20:27
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

Mais uma vez e como forma de assinalar o Dia da Internet mais Segura, iniciativa Europeia que se comemora em Portugal a 6 de fevereiro e se alarga a todo o mês de fevereiro.

Os professores de Informática, em colaboração com a professora bibliotecária do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, entre jogos “Quantos Queres” e Desafios SeguraNet on-line com alunos dos 3.º e 4.º anos do agrupamento, organizaram, na primeira semana de fevereiro, sessões de sensibilização que assinalaram essa mesma iniciativa, sob o tema deste ano: “Cria e partilha com responsabilidade: uma melhor internet começa contigo”, destinada aos cerca de 150 alunos de 5.º ano, no âmbito da área temática “Educação para os média” na disciplina de “Educação para a Cidadania” da Oferta de Escola do Agrupamento e aproximadamente 30 docentes, diretores de turma, coordenadores de departamento e delegados de disciplina.

Com esta já conhecida iniciativa, os professores de Informática e a professora bibliotecária visam informar para prevenir e conhecer para proteger, promovendo a adoção de comportamentos e atitudes adequados a uma utilização crítica e segura da internet e das redes sociais pelos alunos e professores, relembrando as boas práticas em diversos aspetos da vida em linha, envolvendo tecnologias e procedimentos de várias índoles.

Os alunos participaram ainda num Quiz Interativo, com recurso à aplicação Plickers, uma ferramenta de avaliação/ sistematização de conhecimentos e, de forma rápida e simples, foi verificada a compreensão do tema pelos alunos, levando a que este conhecimento contribua para uma rede mais segura, mas também para uma crescente confiança nas novas tecnologias, por parte de uma comunidade de utilizadores em permanente expansão.

PUB

PUB

PUB

PUB