Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Ecogerminar dinamiza ATL pedagógico com crianças da CIJE

Associação EcoGerminar dinamizou um circuito pedagógico na aldeia de Juncal do Campo, no âmbito do projeto de férias desportivas, culturais e sociais denominado de “ATL da CIJE”, desenvolvido pela Casa de Infância e Juventude de Castelo Branco. 

  • Educação
  • Publicado: 2018-04-04 19:57
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

Associação EcoGerminar dinamizou um circuito pedagógico na aldeia de Juncal do Campo, no âmbito do projeto de férias desportivas, culturais e sociais denominado de “ATL da CIJE”, desenvolvido pela Casa de Infância e Juventude de Castelo Branco.

A cidadania participativa, a economia social e solidária, as tradições e património local, foram o mote para promover e sensibilizar as crianças/jovens para o desenvolvimento local e comunitário através de experiências fantásticas.

A Associação EcoGerminar tem desenvolvido este circuito pedagógico, tendo já recebido desde o ano de 2016 mais de 400 crianças e jovens do ensino básico, profissional e ensino superior, provenientes de todo o país. 

A visita consistiu na apresentação e reflexão dos murais espalhados pelas aldeias acompanhados pela equipa da EcoGerminar e também pela comunidade, como aconteceu com os murais realizados por Joaquim de Matos, sendo que este apresentou os murais que realizou com grande entusiasmo e dinamismo explicando e recordando as atividades que
outrora eram realizadas na aldeia.

Outra atividade desenvolvida, foram os jogos tradicionais tendo estes decorrido no campo de futebol do Juncal do Campo, amavelmente cedido pela ACRJ, onde as crianças/jovens tiveram a oportunidade de contactar e divertir-se com os jogos tradicionais como a malha, pião, corda, entre outros. As crianças/jovens ainda tiveram a
oportunidade de visitar a queijaria do Juncal do Campo, onde experimentaram um momento pedagógico com a Lurdes dedicado à confeção do queijo artesanal.

O circuito foi uma experiência extremamente positiva e pedagógica, tendo as crianças/jovens mostrado muito entusiasmo por participarem numa experiência educacional diferente, contribuindo para aprendizagens, que no futuro
poderão fazer a diferença na criação de novas estratégias de desenvolvimento dos territórios do interior e rurais de Portugal.

A Associação EcoGerminar desde 2015, ano em que lançou o site https://experienciasdaldeia.wordpress.com/ espera acolher cada vez mais pessoas, em iniciativas de valorização da aldeia, do património e das experiências que ainda hoje são referências fundamentais para o desenvolvimento local e sustentável. O circuito pedagógico insere-se no
plano de atividade da associação e conta com o apoio da União das Freguesias do Freixial e Juncal do Campo e da Câmara Municipal de Castelo Branco. 

PUB

PUB

PUB

PUB