Educação

Responsabilidade Social no Contexto do Politécnico de Castelo Branco

Diario Digital Castelo Branco | 2018-04-10 05:13:00

Ao longo dos últimos anos tem-se verificado uma adesão cada vez mais significativa a princípios comportamentais a nível organizacional, que se referem a responsabilidade social e, no caso vertente responsabilidade social no contexto do ensino superior.

O Instituto Politécnico de Castelo Branco, através dos seus Serviços de Ação Social, integra o grupo das 28 instituições de ensino superior (IES) fundadoras do Observatório de Responsabilidade Social das IES (ORSIES), no seguimento do desafio lançado pela Forum Estudante no decorrer do I Encontro de Responsabilidade Social no Ensino Superior. Posteriormente, juntaram-se ao ORSIES mais 2 IES passando a ser constituído por 30 instituições.

O ORSIES definiu como objetivos estratégicos: reforçar a consciência e a ação cívica da comunidade das IES; desenvolver ações comuns, partilhadas e com impacto social de Responsabilidade Social nas/das IES; partilhar metodologias, instrumento, experiências e boas práticas; desenvolver iniciativas de investigação-ação sobre Responsabilidade Social que acrescentem valor através do conhecimento; implementar diagnósticos e benchmarking nacional e internacional que permita criar e desenvolver novas estratégias de Responsabilidade Social; desenvolver indicadores de monitorização e impacto em torno de responsabilidade, valorizando quer a dimensão quantitativa quer a qualitativa; mobilizar outras partes interessadas da comunidade, de âmbito nacional e local para a cooperação com as IES para a Responsabilidade Social.

Para 2017 foi definido como grande objetivo a realização do Livro Verde sobre Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior. O documento foi construído através de uma metodologia colaborativa de co-criação que envolveu todos os participantes. O IPCB, participou, tal como as outras instituições na elaboração do documento, mas também, através da Administradora dos Serviços de Ação Social, como membro do Conselho Consultivo do ORSIES.

As áreas de intervenção consideradas distribuíram-se por cinco dimensões: Campus socialmente responsável; Formação pessoal e profissional dos estudantes e relação com alumni; Gestão socialmente responsável da produção e difusão do conhecimento; Participação social na comunidade; fatores críticos de sucesso para o desenvolvimento de Responsabilidade Social em Instituições de Ensino Superior.

O documento, em versão provisória, foi apresentado em março, durante o II Encontro de Responsabilidade Social no Ensino Superior, no qual o IPCB participou através dos Serviços de Ação Social.


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