Educação

Penamacor: Academia Explorar e Aprender com inscrições abertas para o verão

Diario Digital Castelo Branco | 2018-07-12 06:18:00

Está a decorrer mais uma edição da “Academia Explorar e Aprender - Experimentação e Reforço de Conhecimentos”, até ao dia 3 de agosto. São inúmeras as atividades para os mais novos

O Município de Penamacor, através do Gabinete de Ação Social e Educação, está a realizar mais uma edição da “Academia Explorar e Aprender - Experimentação e Reforço de Conhecimentos”, nas férias letivas de verão. A primeira semana de atividades decorreu com grande entusiasmo dos mais pequenos e as inscrições na segunda semana, que está atualmente a decorrer, superaram as expetativas. A iniciativa, que arrancou a 2 de julho, decorre até ao dia 3 de agosto e inclui uma série de atividades como expressão corporal e dramática, expressão plástica, atividade física, exploração da natureza, atividades aquáticas, atividades de orientação, ateliês de leitura e visitas temáticas, entre outras.

As inscrições, com um número de participantes limitado, podem ser realizadas até à quinta-feira da semana anterior na qual se inscrevem no Gabinete de Ação Social e Educação da Câmara Municipal e incluem almoço, seguro e monitores credenciados.

Este projeto destina-se a crianças e jovens com idades compreendidas entre os 5 e os 16 anos, residentes no concelho de Penamacor e/ou que se encontrem no concelho durante o período de férias letivas.

A “Academia Explorar e Aprender - Experimentação e Reforço de Conhecimentos” é um projeto que consiste na realização de um conjunto de atividades no âmbito desportivo, educativo, cultural, artístico, tecnológico e científico, durante o período de férias escolares das crianças e jovens do concelho de Penamacor, potenciando assim o papel da escola, os recursos endógenos da região e a realização de parcerias externas de forma a diversificar o maior número de atividades socioeducativas. Os objetivos são os de responder às necessidades das crianças, jovens e pais/encarregados de educação na ocupação de tempo livre de forma ativa e saudável, numa componente de apoio à família, nos períodos de férias letivas; proporcionar a realização de atividades diversificadas, promovendo o desporto, o conhecimento, o divertimento e a partilha de experiências;

e minimizar a perda de competências das crianças e jovens quando se encontram em período de férias letivas prolongadas.

O projeto surge no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), elaborado pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), tendo como principal objetivo o desenvolvimento de medidas educativas orientadas para a promoção da inclusão, do sucesso educativo e da redução e prevenção do abandono escolar precoce. As atividades decorrem entre as 9:00 e as 17:30 e a participação tem um custo de 20 euros por semana para crianças no escalão A, 22,5 euros para crianças incluídas no escalão B e 25 euros para outros escalões. O projeto é liderado pela CIMBB, em parceria com o Município de Penamacor, e cofinanciado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

Para mais informações e programa completo, consultar o seguinte link:

http://www.cm-penamacor.pt/cmp/index.php?option=com_content&view=article&layout=edit&id=498


Publicidade
Meteorologia
Hoje
Amanhã
Noticias
Newsletter
Publicidade
Publicidade
© Diario Digital Castelo Branco 2018
Política de privacidade e cookies
Desenvolvido por citricweb.pt