Educação

Idanha-a-Nova: Sara Brito Filipe é a nova Diretora da Escola Superior de Gestão

Diario Digital Castelo Branco | 2018-11-08 05:56:00

Sara de Brito Filipe é a nova Diretora da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

A cerimónia de tomada de posse teve lugar no dia 5 de novembro, perante uma plateia que encheu por completo o auditório Prof. Domingos Rijo, com a presença do Presidente, Vice-presidentes e Administradora do IPCB, ex-presidentes do IPCB, ex-Diretores e responsáveis da ESGIN-IPCB, autarcas da região, representantes da sociedade civil, representantes de empresas e instituições, diretores de outras escolas superiores do IPCB, docentes, alunos e trabalhadores da ESGIN-IPCB. A cerimónia incluiu ainda a tomada de posse do novo Subdiretor da ESGIN – IPCB, João Renato Sebastião.

O Presidente do IPCB, António Fernandes, começou a sua intervenção com um agradecimento ao trabalho realizado pela anterior Direção da Escola, Ana Rita Garcia e Sara Brito Filipe, diretora e subdiretora, respetivamente que lideraram a instituição nos últimos 8 anos. Salientou de seguida o consenso que a nova diretora reuniu junto do órgão que a elegeu por unanimidade.

António Fernandes elencou depois alguns desafios que se colocam à ESGIN, nomeadamente a sustentabilidade geográfica, decorrente da redução prevista para os próximos anos relativamente ao número de jovens com 18 anos na região centro, a necessidade de fomentar a ligação ao tecido empresarial local e regional através da realização de cursos breves e de prestação de serviços, e ainda a “realização de investigação na ESGIN – IPCB que que diferencie a instituição em termos de oferta formativa, focada na inovação e criação de novas soluções em plena interface com o tecido organizacional, tanto empresarial como institucional”.

O Presidente do IPCB terminou a sua intervenção desejando a Sara Brito “as maiores felicidades para o cargo”, manifestando o seu desejo de manter com a ESGIN uma relação de proximidade e cooperação.

O Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, manifestou a sua felicidade pela “grande representação do IPCB e da região presente na cerimónia”, sublinhando que “Sara Brito Filipe começa com muita força”. Armindo Jacinto reiterou a sua disponibilidade para que a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova continue a ser um importante parceiro da ESGIN e do IPCB e serem “grandes lutadores para manter a qualidade da escola”.

David Falcão, Presidente do Conselho de Representantes da ESGIN – IPCB, desejou à Diretora cessante e à Diretora eleita as melhores felicidades, desejando que o novo mandato dê continuidade ao trabalho que vem sendo realizado, ao qual, “usando a linguagem de professor, daria nota 20”.

O Presidente da Associação de Estudantes da ESGIN – IPCB, Tomé Madeira, agradeceu a Ana Rita Garcia “a disponibilidade em receber os alunos”, recordando as palavras que ouviu da então Diretora da ESGIN quando chegou à escola: “Na ESGIN chora-se apenas em 2 momentos: à chegada e à partida”. Tomé Madeira endereçou depois os parabéns a Sara Brito Filipe, acreditando que “irá continuar a fortalecer o castelo que é a ESGIN, com as pedras que venham a surgir pelo caminho.

A Diretora eleita da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova do IPCB, Sara Brito Filipe, iniciou a sua intervenção agradecendo a Ana Rita Garcia “pelas linhas que escreveste na história da nossa ESGIN”. Uma história com 27 anos, na qual hoje se “escreve um novo capítulo”.

Sara Brito Filipe deu também “uma palavra de gratidão para a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, nosso parceiro de excelência.”, assim como “uma palavra de enorme gratidão para os professores e para os colaboradores não docentes da ESGIN”, pelo enorme esforço pessoal para melhorar as suas qualificações e competências. Agradeceu ainda a presença dos estudantes, na cerimónia, “a razão de ser, e a alma, desta instituição”.

“É tempo de olhar em frente, e perspetivar o futuro!”, prosseguiu Sara Brito Filipe, identificando a captação de alunos como um grande desafio para as instituições de ensino superior, tornando-se “imperativo implementar estratégias de atração e captação de estudantes, a nível nacional e internacional”. A Diretora da ESGIN considerou ainda ser importante “estimular e apoiar a participação da ESGIN em atividades de investigação e desenvolvimento”, promovendo a criação de conhecimento novo, associado ao desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços, assim como o reforço da prestação de serviços por parte da escola.

Sara Brito Filipe terminou a sua intervenção referindo que “a Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova está viva e de boa saúde!”, sendo “uma Escola que sabe bem o significado do verbo lutar! Vamos continuar a conjugá-lo”.


Publicidade
Meteorologia
Hoje
Amanhã
Noticias
Newsletter
Publicidade
Publicidade
© Diario Digital Castelo Branco 2018
Política de privacidade e cookies
Desenvolvido por citricweb.pt