Penamacor prepara-se para acender Madeiro

O Penamacor Vila Madeiro está na reta final mas ainda são muitas as razões para visitar Penamacor até ao dia 25 de dezembro. O dia 23 encerra os pontos altos do evento.

  • Região
  • Publicado: 2018-12-20 00:00
  • Autor: Jornal

O Penamacor Vila Madeiro está na reta final mas ainda são muitas as razões para visitar Penamacor até ao dia 25 de dezembro. O dia 23 encerra os pontos altos do evento.

Pelas 23:00 acende-se o Madeiro, já depositado no adro da igreja pela Malta de 98. Antes, pelas 21:00, atua a Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires e, pelas 22:00, tem lugar o Concerto Saint Dominic’s Gospel Choir, na Praça Vila Madeiro. O evento termina pelas 17:00 do dia 25 de dezembro. Há, ainda, animação de rua, o Mercado de Natal e muitas outras razões para visitar Penamacor.

A Corrida Noturna Solidária Vila Madeiro regressa, no dia 23 de dezembro, para a segunda edição. Depois de no ano passado a receita ter revertido a favor das vítimas dos incêndios, este ano, o valor das inscrições reverte integralmente para os Bombeiros Voluntários de Penamacor. As inscrições estão abertas, até ao dia 21 de dezembro nos escalões de juniores, seniores e veteranos 1 e 2, masculinos e femininos e podem ser efetuadas na Associação de Atletismo de Castelo Branco (272 341 753/“cbranco@fpatletismo.org”) ou na Associação Desportiva Penamacorense (ADEP) (“adep.penamacor@gmail.com”), tendo um custo de cinco madeiros.

Já na tenda “Natal na Floresta”, situada no ex-quartel, estará patente uma exposição de trabalhos sobre este tema e estão programados workshops de gastronomia tradicional e sabores da floresta. No exterior desta tenda, está exposta a mostra“O Vila Madeiro”. Nesta estrutura, no dia 23, pelas 20:30, acontece uma sessão de life cooking, com o conhecido chef Valdir Lubave.

Recorde-se que o primeiro fim de semana do Vila Madeiro foi vivido em ambiente de festa na vila de Penamacor. O momento alto foi o desfile, no sábado, que contou com uma multidão de pessoas a assistir. Foram mais de duas dezenas de tratores que depositaram a lenha que carregavam junto do adro da Igreja Matriz. O evento arrancou na sexta-feira, dia 7 de dezembro, pelas 14:00, com a abertura do Mercado de Natal. Pelas 15:00, coube ao Presidente do Município, António Luís Beites Soares, a inauguração do evento. Nessa noite, atuou o artista Ruizinho de Penacova e a Orquestra Académica Já b'UBI & Tokuskopus - Tuna Masculina da Associação Académica da Universidade da Beira Interior, numa festa que contou também com a atuação de grupos espontâneos, tudo no Recinto de Nossa Senhora do Incenso.

Já no sábado, decorreu o Baile da Malta do Madeiro com o duo Artur e Márcia, na Casa do Povo. No dia 9, domingo, o momento mais esperado foi a atuação do Ensemble de Saxofones da Academia de Música e Dança do Fundão, pelas 17:00. Durante todo o fim de semana, houve animação de rua, com atuação de grupos, entre os quais os Sons da Floresta e Bordões da Beira, o Grupo Tão Tão, os Duendes da Floresta Encantada, Os Chibatas, as Concertinas da Gardunha, a Beira Brass Band, os Cantares da Serra, a Banda de Pais Natal e Mimo, as Concertinas da Sertã e o Grupo de Cantares da Ribeira da Meimoa.

PUB

PUB

PUB

PUB