Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Fundão: "Gardunha Sacra" parte de Castelo Novo domingo

No âmbito da Quadragésima - Ciclo de Tradições da Quaresma e Semana Santa do Concelho do Fundão, a Associação Caminheiros da Gardunha e o G.E.G.A. – Grupo de Estudos e Defesa do Património Cultural e Natural da Gardunha, em parceria com o Município do Fundão, vão organizar o percurso Gardunha Sacra, no domingo, dia 26 de março, às 08:30 horas, com início junto à Igreja de Nossa Sra. da Graça, em Castelo Novo.

  • Região
  • Publicado: 2017-03-23 08:24
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

No âmbito da Quadragésima - Ciclo de Tradições da Quaresma e Semana Santa do Concelho do Fundão, a Associação Caminheiros da Gardunha e o G.E.G.A. – Grupo de Estudos e Defesa do Património Cultural e Natural da Gardunha, em parceria com o Município do Fundão, vão organizar o percurso Gardunha Sacra, no domingo, dia 26 de março, às 08:30 horas, com início junto à Igreja de Nossa Sra. da Graça, em Castelo Novo.

Esta caminhada, com cerca de 10 km e dificuldade alta, tem o objetivo de percorrer os caminhos sagrados da Gardunha, cujo significado religioso transcende no tempo a interpretação que deles é feita levando os participantes por caminhos de contemplação e reflexão.

Este ano o percurso prossegue onde terminou na edição do ano anterior, em Castelo Novo. Daí segue-se até à Penha da Serra da Gardunha, onde junto à "gruta", outrora um santuário justificado por uma lenda, os participantes poderão partilhar os segredos da Penha. Chegados a Alcongosta, e após um almoço partilhado, será feito um pequeno percurso urbano de descoberta do património religioso da aldeia, sob a orientação de João Nuno Ribeiro Rodrigues, habitante local e técnico de conservação e restauro.

Nesta terceira etapa, o percurso pretende levar ao vértice da sacralidade desta serra: a Penha, que nos seus inúmeros esconderijos guarda ainda muitos segredos. A Penha é um local que impressiona pela paz que nele se sente, e pela paisagem que nele se vislumbra. Aqui, mais do que nunca, o percurso assume um papel de reencontro da identidade e de recuperação da memória.

O Município do Fundão irá disponibilizar transporte em autocarro para o ponto de partida, às 08:00 horas, a partir do Largo Nossa Senhora da Conceição, no Fundão. O almoço será partilhado em Alcongosta e o regresso para o Fundão e Castelo Novo, será feito de autocarro, pelas 15:00 horas.

As inscrições terão o custo de 1 euro, são obrigatórias e limitadas a 70 participantes. Para inscrições e informações através do correio eletrónico caminheirosdagardunha@gmail.com ou dos contactos telefónicos 965 705 599.

PUB

PUB

PUB

PUB