Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Idanha-a-Nova: Rosa Albardeira dos Toulões com internacionalização à vista

 

A 2ª Festa da Rosa Albardeira trouxe um colorido especial à aldeia de Toulões durante dois dias cheio de animação.

 

  • Região
  • Publicado: 2017-04-24 22:04
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

A 2ª Festa da Rosa Albardeira trouxe um colorido especial à aldeia de Toulões durante dois dias cheio de animação.

Organizada pelo Município de Idanha-a-Nova e a Freguesia de Toulões, a Festa é inspirada na Rosa Albardeira (Paeonia broteroi), uma flor protegida, rara e de grande beleza, que enche de cor os campos de Toulões, em particular a Serra da Murracha.

Armindo Jacinto, presidente da Câmara, anuncia em comunicado enviado ao DDCB a novidade desta segunda edição da Festa. Está em preparação uma colaboração internacional entre Idanha-a-Nova e a cidade alemã de Lorsch, localidade com jardins dedicados a esta flor e que celebra em junho o Festival da Peónia.

Armindo Jacinto adianta que os termos da colaboração: “A Rosa Albardeira, que faz parte da cultura do nosso povo, é uma peónia, flor mundialmente famosa. A Alemanha, em particular, valoriza economicamente esta flor ornamental lindíssima, portanto em junho a Câmara de Idanha-a-Nova, em cooperação com a Freguesia de Toulões e o Geopark Naturtejo, irá deslocar-se à Alemanha no sentido de desenvolver um processo de geminação com Lorsch, a 30 km de Frankfurt, integrada no Geopark Bergstrasse-Odenwald”.

A Rosa Albardeira, que é ainda a flor oficial de Taiwan, deu o mote para um fim de semana de lazer, música ao vivo e animação nas ruas e campos de Toulões.

“Este é apenas o segundo ano em que realizamos o evento, mas conseguimos superar o sucesso do anterior, com cada vez maior participação da nossa diáspora”, diz no mesmo comuicado o presidente da Junta de Freguesia de Toulões, José Torres.

Este ano o Passeio Pedestre da Rosa Albardeira levou 130 pessoas até à Serra da Murracha, onde a planta encontra o habitat perfeito, em simultâneo com um passeio a cavalo e outro de motas.

O cartaz musical contou com grupos tradicionais do concelho de Idanha-a-Nova, Cidade Criativa da Música, pela UNESCO, uma noite de fados muito concorrida, animação de rua e a música dos “Alentejanos de Évora” e do cantor Saul.

O número de expositores duplicou em relação ao ano inaugural da Festa.

PUB

PUB

PUB

PUB