Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Proença-a-Nova: Fróia renova galardão de praia com Qualidade de Ouro em 2017

A Praia Fluvial da Fróia foi uma das 36 praias interiores a nível nacional que foi distinguida pela Quercurs com o selo de Qualidade de Ouro, galardão que é atribuído pela associação ambiental às praias que têm qualidade de água excelente nas cinco últimas épocas balneares, de 2012 a 2016.

  • Região
  • Publicado: 2017-05-28 06:47
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

A Praia Fluvial da Fróia foi uma das 36 praias interiores a nível nacional que foi distinguida pela Quercurs com o selo de Qualidade de Ouro, galardão que é atribuído pela associação ambiental às praias que têm qualidade de água excelente nas cinco últimas épocas balneares, de 2012 a 2016.

Para o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, a qualidade de ouro é naturalmente “um motivo de orgulho” e, acima de tudo, um importante sinal para quem visita o território de que encontra “praias de água límpida” com qualidade certificada por uma entidade independente.

“As praias fluviais sempre foram um dos ativos turísticos mais importantes do concelho e felizmente quando foram construídas como aproveitamento hídrico para regadio rapidamente se percebeu o seu potencial de atração”, refere João Lobo em nota de imprensa. “A qualidade de ouro da Fróia reforça aquela que é a aposta do Município em zelar pelo nosso património natural como importante fonte de riqueza”.

A água das praias fluviais (Fróia, Aldeia Ruiva e Malhadal) e zonas balneares (Alvito da Beira e Cerejeira) do concelho são controladas periodicamente. A classificação dada pela Quercus tem como base a informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente. “O objetivo da Quercus é realçar as praias que ao longo de vários anos apresentam sistematicamente uma água balnear de qualidade excelente, tendo em conta a classificação da legislação em vigor, e que, nesse sentido, oferecem assim uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água”, refere, em comunicado, a Associação Nacional de Conservação da Natureza. Foram identificadas 396 praias com qualidade de ouro em Portugal, mais 14 que no ano anterior: 351 zonas balneares costeiras, 9 de transição e 36 interiores.

No concelho de Proença-a-Nova, a época balnear decorre de 15 de junho a 30 de agosto, havendo nadadores salvadores nas praias fluviais de Malhadal, Fróia e Aldeia Ruiva. No dia 13 de junho, o Município irá inaugurar o FluviFun, parque aquático do Malhadal, uma infraestrutura complementar que permite um aproveitamento diferenciado do espelho de água. Na Praia Fluvial da Aldeia Ruiva foi colocada uma nova área de relvado para zona de estadia dos veraneantes e o bar no edifício está a ser objeto de algumas obras de requalificação. O espaço relvado já existente será adstrito a atividades desportivas, com colocação de redes para a prática de voleibol e de balizas.

PUB

PUB

PUB

PUB