Região

Oleiros promove freguesias oferecendo Dez Experiências únicas

Diario Digital Castelo Branco | 2018-01-16 06:14:00

O Município de Oleiros, durante os próximos 2 anos, vai desenvolver a iniciativa "Dez Freguesias, Dez Experiências", com o intuito de promover o património identitário-cultural do concelho.

Através da realização de 10 ateliês temáticos, com grande enfoque para a componente cultural e gastronómica, pretende-se oferecer aos participantes in loco experiências únicas e reveladoras do melhor que se faz em cada uma das freguesias. A ideia passa assim por envolver toda a comunidade na divulgação das artes, ofícios e tradições regionais, dando um novo ânimo ao território e atraindo visitantes e turistas.

Recorde-se que a iniciativa integra o projeto em rede "Beira Baixa Cultural", promovido pela Comunidade Intermunicipal e Municípios que a constituem, sendo cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Europeu / Portugal 2020.

A primeira freguesia contemplada será a Isna, no dia 27 de janeiro, com a promoção da tradicional broa de milho daquela localidade e do facto histórico ocorrido em 1901 com a caçada real de D. Carlos I por terras de seculares castanheiros e várzeas de milho.

Os ateliês iniciam-se sempre com a realização de um percurso pedestre interativo, contemplam uma recriação histórica a cargo de uma companhia de teatro e culminam com um almoço temático.

O segundo ateliê realiza-se em fevereiro, na freguesia de Mosteiro e abordará o fumeiro e as sopas, tendo como moldura cenográfica e histórica a vida monástica, agasalho e aconchego aos viandantes e peregrinos, numa clara alusão aos romeiros "hospedados" pela Ordem de Malta. Em todos os ateliês aparece um almocreve que atravessa os diferentes lugares apregoando os eventos numa perspetiva didática e pedagógica, para além de promocional.


Publicidade
Meteorologia
Hoje
Amanhã
Noticias
Newsletter
Publicidade
Publicidade
© Diario Digital Castelo Branco 2018
Política de privacidade e cookies
Desenvolvido por citricweb.pt