Proença-a-Nova: Floresta em destaque no III Encontro de Associações do concelho

A floresta - e a necessidade da sua proteção, conhecimento e valorização - esteve em destaque no III Encontro de Associações do Concelho de Proença-a-Nova que reuniu, este sábado, 13 de janeiro, 38 associações e 64 dirigentes associativos no Centro Ciência Viva da Floresta. 

  • Região
  • Publicado: 2018-01-16 18:55
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

A floresta - e a necessidade da sua proteção, conhecimento e valorização - esteve em destaque no III Encontro de Associações do Concelho de Proença-a-Nova que reuniu, este sábado, 13 de janeiro, 38 associações e 64 dirigentes associativos no Centro Ciência Viva da Floresta.

No seu discurso de encerramento, o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova desejou a todos um 2018 verde, sintetizando a tónica do encontro associativo.

“Não podemos deixar que se vá esbatendo aquilo que aconteceu em 2017”, referiu João Lobo. “Manter o verde como o tom prevalecente no nosso território também vai muito do nosso esforço individual e do trabalho que podemos desenvolver nas nossas associações”.

A este respeito, o desafio é a gestão de combustível nos aglomerados populacionais em que a limpeza tem de ser feita numa faixa de 100 metros até 15 de março, com coimas aos incumpridores a partir dos 280 euros. As aldeias de Amoreira e do Vergão, através das respetivas coletividades, já têm projetos de limpeza em ação, para garantir, em última instância, a defesa e segurança das pessoas em caso de incêndio florestal.

Foi ainda apresentado o Ano Municipal da Floresta e a iniciativa Proença A Nova Floresta que em todos os dias 21 irá dinamizar uma atividade, alertando para a necessidade de proteger e valorizar a floresta.

As associações foram convidadas a juntarem-se à data, em especial a 21 de março em que o objetivo é passar 24 horas a florestar, plantando simbolicamente uma árvore em cada localidade do concelho.

Nas apresentações foi ainda referido o BUPi – Balcão Único do Prédio e o serviço que presta de registo predial com georreferenciação e o novo regulamento para as associações do concelho.

O vice-presidente da Câmara, João Manso, apresentou o regulamento bem como o método que vai estar na base do cálculo do apoio atribuído pela autarquia a cada associação e que vai estar dependente do número de atividades realizadas em prol da comunidade em cada ano civil e do número de iniciativas organizadas pelo Município em que participa.

O documento vai agora estar em fase de receção de contributos por parte das coletividades para então ser levado a reunião de câmara e, após o prazo de consulta pública, ser apresentado à Assembleia Municipal. No encontro foi ainda entregue o prémio “Associação Viva Associação Ativa” à Associação Cultural Recreativa e Desportiva das Atalaias, no valor de 1.000,00 €, por ter participado no maior número de atividades organizadas pelo Município em 2017.

“Se conseguirmos ser o mais imparciais e transparentes possível sobre o esforço que a associação faz, estamos a dar um passo em favor da própria associação e daqueles que se dedicam a esse trabalho em detrimento dos que não fazem”, afirmou João Lobo.

“É por vós também que o Município se sente motivado: o caminho que fizemos relativamente às associações nos últimos 12 anos - e é um orgulho nosso - fez com que, de facto, as associações crescessem em número e se mobilizassem em atividade para também contrariar os fenómenos de desertificação a que estes territórios vão estando votados”. Reconhecendo que muitas vezes o dinamismo das associações depende de quem as dirige, afirmou que, “muitas vezes sendo os mesmos, não devemos desistir. Temos que insistir”!

PUB

PUB

PUB

PUB