Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Projeto da unidade de Demências da Misericórdia será apresentado nos próximos dias

A Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco, comemorou na passada sexta-feira, dia 16 os seus 504 anos de existência. Criada no reinado de D. Manuel I a Misericórdia de Castelo Branco chega aos nossos dias sempre ativa no seu papel social e caritativo.

  • Região
  • Publicado: 2018-02-19 20:08
  • Autor: Cristina Valente

A Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco, comemorou na passada sexta-feira, dia 16 os seus 504 anos de existência.

Criada no reinado de D. Manuel I a Misericórdia de Castelo Branco chega aos nossos dias sempre ativa no seu papel social e caritativo.

Com mais de 5 séculos de existência a Misericórdia de Castelo Branco continua a renovar-se a cada ano que passa e neste momento tem em elaboração o projeto da Unidade que Demências, assim como a ampliação de duas estruturas, o Lar Adriano Godinho e o Centro Comunitário João Carlos Abrunhosa, "com estas ampliações, pensamos ser suficiente para colmatar a necessidade presente" afirmou o provedor José Augusto Alves.

A Misericórdia vai ainda submeter as candidaturas da requalificação dos Pavilhões B e E ao Portugal 2020, "esperando as que mesmas sejam deferidas, constituindo também para os nossos desejos, pois estas obras vão proporcionar uma melhoria no bem estar dos nossos utentes, uma vez que muitas das nossas infra-estruturas já possuem muitos anos e apresentam alguma degradação, sendo imperiosa a sua requalificação" acrescentou o provedor.

A manutenção de infraestruturas, dando maior funcionalidade e imagem à instituição têm sido uma das linhas orientadoras da atual Mesa Administrativa, nesse sentido têm vindo a ser substituídas as camas existentes por camas articuladas elétricas, foi substituído o mobiliário das salas de convívio. Procedeu-se ainda a obras de remodelação em várias instalações sanitárias, "substituindo banheiras por bases de chuveiro, proporcionando assim mais mobilidade e maior segurança aos nossos utentes" referiu José Augusto Alves.

Em março começam as obras de requalificação da cozinha da sede, "uma das ambições desta Mesa Administrativa" confessa o provedor.

Entretanto está a ser requalificado o espaço exterior do Centro Infantil Jaqueline Albert e ainda este ano, o provedor espera que fiquem concluídas as requalificações dos parques infantis dos 3 centros.

António Melo Bernardo, diretor da Segurança Social, lembrou que a Misericórdia de Castelo Branco é atualmente a maior IPSS do distrito, prestado apoio a mais de mil utentes, desde crianças a idosos e doentes, e emprega quase 500 pessoas.

"A Segurança Social, comparticipa esta Misericórdia com cerca de 3 milhões de euros por ano, é dinheiro; mas é muito pouco para o trabalho que desenvolvem. É dinheiro que é bem gasto, bem empregue." afirmou Melo Bernardo.

PUB

PUB

PUB

PUB