Castelo Branco: Sarzedas regressou, durante o fim de semana, à época medieval

Terminou ontem mais uma edição da feira "Sarzedas Medieval", que este ano beneficiou de um "processo de renovação".

  • Região
  • Publicado: 2018-05-21 10:06
  • Autor: Patrícia Calado

Terminou ontem mais uma edição da feira "Sarzedas Medieval", que este ano beneficiou de um "processo de renovação".

"Expositores que acreditaram em nós e quiseram vir mostrar os seus produtos. Agradeço também a vossa presença, que tem crescido de ano para ano. As feiras atravessam gerações, temos a obrigação de respeitar o passado e ter ambição de pensar no futuro", disse Celeste Rodrigues, presidente da Junta de Freguesia de Sarzedas.

Tal como explicou a autarca, este ano foi pensada num novo enquadramento para revitalizar a feira, não só está como a de todo o concelho, sob o lema "Castelo Branco: Natureza, Sabores e Cultura", de forma a mostrar o que de melhor têm as freguesias.

"Para que as freguesias de especializem, para que se tornem mais autónomas. Sob esta matriz medieval, este é o quinto ano consecutivo que realizamos esta feira. Durante dois recriamos e vivemos o tempo medieval, coincidindo com o desafio lançado por Luís Correia, com modernidade, mostrando o que temos de melhor", continuou Celeste Rodrigues.

Uma das áreas mais fortes desta freguesia é a floresta e a autarca não quis esquecer que, por isso, têm uma grande responsabilidade em termos de prevenção.

"Todos estamos obrigados à vigilância, a uma ação de imediata. Sabemos explorar bem a floresta e a indústria da madeira, a nossa base de desenvolvimento económica, de onde já temos empresas certificadas", sustentou.

Celeste Rodrigues aproveitou ainda para recordar os investimentos feitos pela Câmara Municipal de Castelo, nomeadamente a construção da Casa do Povo de Vilares de Povo, a zona de lazer do Pomar, entre outros.

Luís Correia, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, marcou presença na feira medieval, juntamente com o executivo camarário, que visitaram os diversos expositores, que aproveitaram para dar a conhecer o que de melhor se produz, não só na freguesia, mas em todo o concelho.

"O facto de estarem aqui [stands], estão a ajudar a dinamizar a nossa estratégia e o concelho de Castelo Branco", discursou o autarca.

O edil salientou a estratégia da autarquia albicastrense no que toca à natureza, "enquanto fator importante de desenvolvimento económico e que precisamos de valorizar", à cultura, nomeadamente a aposta da viola beiroa, presente igualmente neste certame, e também no que toca aos produtos e sabores da região.

"Esta feira faz parte de um ponto da nossa estratégia. Homenageamos Sarzedas, a história de Sarzedas e de Castelo Branco. Isto é para nós muito importante, porque só construímos o futuro se soubermos a nossa história e valorizarmos o nosso passado. A nossa história pode projetar o futuro e a nossa estratégia", esclareceu o autarca, acrescentando que "Castelo Branco está num bom caminho".

PUB

PUB

PUB

PUB