Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Greve dos técnicos de diagnóstico adia tratamentos

A greve de técnicos de diagnóstico e terapêutica está a afetar "com algum significado" na Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULS), onde os utentes manifestam sentimentos contraditórios, consoante conseguiram ou não ser atendidos.

  • Região
  • Publicado: 2018-05-24 13:09
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A greve de técnicos de diagnóstico e terapêutica está a afetar "com algum significado" na Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULS), onde os utentes manifestam sentimentos contraditórios, consoante conseguiram ou não ser atendidos.

"Todos têm direito à greve, tudo bem. Mas em casos destes não se compreende" afirmou à agência Lusa Maria Arminda Bonifácio, da Santa Casa da Misericórdia de Vila Velha de Ródão.

A funcionária da instituição, que se encontrava de folga, deslocou-se de propósito ao Hospital Amato Lusitano (HAL) de Castelo Branco, com uma utente da Santa Casa, Ilda Barata, de 89 anos.

"A senhora faz diálise três vezes por semana. Está cheia de dores. Marcaram anteontem [terça-feira] um exame ao coração. Chegámos às 09:30 e disseram-nos que estavam em greve", desabafou.

"Em casos destes não se compreende. Agora, estamos à espera dos bombeiros [ambulância] para nos levar para Vila Velha de Ródão", disse.

Maria Arminda Bonifácio explicou ainda que a resposta que lhe deram foi que terão de aguardar por nova marcação, que não se sabe quando vai ser.

Já Manuel Claro, de 58 anos, transplantado a um rim há cerca de 10 anos, deslocou-se ao HAL, onde chegou às 8:00, e foi atendido.

"Vim fazer análises ao sangue e à urina e fui atendido. Agora estou à espera da consulta que só vai ser às 14:00", afirmou.

Questionado sobre a greve, este utente não quis pronunciar-se, limitando-se a esboçar um sorriso.

"Não posso dizer nada porque fui atendido e até já me marcaram para a próxima semana mais exames", concluiu.

À Lusa, fonte da ULS de Castelo Branco confirmou que a greve está a ter "algum significado" no turno da manhã (das 08:00 às 16:00).

Já o secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (SINTAP), José Abraão, disse que segundo as informações disponíveis sobre Castelo Branco, a adesão ronda os 80%.

A greve foi convocada pelas quatro estruturas sindicais que representam os técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, sendo que a paralisação deve afetar análises clínicas, meios complementares de diagnóstico e alguns tratamentos.

Os sindicatos alegam que a tabela salarial imposta pelo Governo faz com que cerca de 90% dos técnicos permaneçam na base da carreira toda a sua vida profissional. Além disso, dizem que o sistema de avaliação imposto prolonga a estagnação salarial por mais dez anos.

Argumentam ainda que o Governo violou o acordo firmado com os sindicatos, reduzindo a quota dos que atingem o topo da carreira em 50%.

A paralisação, que se prolonga até às 24:00 de sexta-feira, prevê o cumprimento de serviços mínimos, abrangendo tratamentos de quimioterapia e radioterapia ou os serviços de urgência.

A concentração está prevista para as 14:30 no Marquês de Pombal, em Lisboa, estando programado um desfile até à Assembleia da República.

PUB

PUB

PUB

PUB