Oleiros: Dignidade e atitude no 2º Dia abem assinalado no Orvalho com 100 voluntários

O programa abem: Rede Solidária do Medicamento, da Associação Dignitude, promoveu no passado dia 13 de julho, uma iniciativa solidária que reuniu no concelho de Oleiros mais de uma centena de voluntários vindos de Lisboa e do Porto. O objetivo foi cumprido: limpar o trilho GeoRota do Orvalho, mais especificamente a Fraga de Água D’Alta.

  • Região
  • Publicado: 2018-07-18 12:02
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

O programa abem: Rede Solidária do Medicamento, da Associação Dignitude, promoveu no passado dia 13 de julho, uma iniciativa solidária que reuniu no concelho de Oleiros mais de uma centena de voluntários vindos de Lisboa e do Porto. O objetivo foi cumprido: limpar o trilho GeoRota do Orvalho, mais especificamente a Fraga de Água D’Alta. Por ser uma das principais atrações turísticas do concelho e tendo sido bastante afetada pelos incêndios, foi a escolha desta Associação cuja principal intenção era devolver o potencial turístico a este local.

No final de uma jornada de trabalho e de calor intenso, os voluntários tinham à sua espera a surpreendente paisagem do Cabeço Mosqueiro, assim como um jantar convívio e um concerto do Maestro Rui Massena. Sentado ao piano, Rui Massena agradeceu à Dignitude a oportunidade de poder integrar-se neste projeto e de conhecer sítios inspiradores como o Orvalho.

Nesta ocasião estiveram presentes, entre outras entidades, o presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Fernando Marques Jorge, o Presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, a Presidente da Cáritas Diocesana de Santarém, Maria Túlia Correia, o presidente da ARS Alentejo, José Robalo, o presidente da ARS de Lisboa e Vale do Tejo, Luís Pisco, a Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, a coordenadora-geral da Associação Dignitude, Maria de Belém Roseira e o Presidente da Associação, Paulo Duarte.

Em ambiente informal, o Presidente da Câmara Municipal de Oleiros começou por destacar que as iniciativas de cariz social vão representar um custo de 100 mil euros em 2018, sendo claro para este Município que as necessidades neste âmbito são muitas e são prioritárias, relembrando o corte que foi feito no orçamento da Feira do Pinhal no sentido de canalizar estas verbas para as Freguesias afetadas. Maria de Belém Roseira, coordenadora-geral da Dignitude, informou que por cada euro investido, o retorno social é de 7,8 euros, o que na sua opinião representa um verdadeiro enriquecimento na recuperação da dignidade, autoestima, confiança e tranquilidade das pessoas beneficiadas numa coisa tão básica como é o acesso à saúde. Como Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes referiu que por vezes é frustrante não poder fazer mais, e mais rápido, afirmando que tem noção de que existe ainda muito a fazer e é por isso que as medidas de apoio aprovadas em outubro foram prorrogadas.

De recordar que, o Município de Oleiros e a Associação Dignitude assinaram em dezembro de 2017 um protocolo de colaboração que surgiu no seguimento da situação de calamidade vivida na altura. O programa abem: acionou um plano de emergência nesse período difícil que se refletiu num apoio a  912 beneficiários de 504 famílias, que puderam ter acesso, sem custos, a toda a medicação prescrita necessária.

O Dia abem: assinala o aniversário do programa e é uma iniciativa solidária que procura reunir representantes de todos os elementos da rede abem:, desde entidades referenciadoras a doadores, passando pelas farmácias e os beneficiários.

PUB

PUB

PUB

PUB