Proença-a-Nova: Centro Ciência Viva da Floresta hoje com actividade sobre "“Extraindo os Aromas da Floresta”

O Centro Ciência Viva da Floresta disponibiliza diversas atividades durante os meses de verão, constituindo-se como ponto de visita obrigatório para quem está no concelho nesta época

  • Região
  • Publicado: 2018-08-21 09:52
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

O Centro Ciência Viva da Floresta disponibiliza diversas atividades durante os meses de verão, constituindo-se como ponto de visita obrigatório para quem está no concelho nesta época.

Para além da exposição permanente, com entrada paga, estão disponíveis para visita gratuita as exposições “Naturia Secreta”, com ilustrações científicas de Luísa Ferreira Nunes, e “Florestas: um património a descobrir”, desenvolvida pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo. Na primeira, é possível ver ilustrações dos chamados insetos-joia, com cores metálicas muito fortes e apelativas que os tornam muito procurados por colecionadores no mercado negro e, na segunda mostra, o objetivo é sensibilizar para a diversidade e heterogeneidade de elementos bióticos e abióticos que compõem a floresta; para a importância de conhecer os ecossistemas florestais de forma a saber usufruir da floresta sem a prejudicar e promover junto do público em geral o sentido de coresponsabilidade social e ambiental pela floresta.

Diariamente, os visitantes podem escolher até três atividades do Ciência a la Carte. Por um euro por participante e atividade, é possível fazer “gelados com ciência”, “fósseis ao teu gosto”, “monstro da floresta”, “sabonetes” e o “cubo curioso”. De forma divertida, são ensinados princípios científicos convidando os participantes a aprender fazendo, cumprindo aquele que é um dos objetivos da rede Ciência Viva. Não é necessária inscrição prévia nestas atividades.

Com o programa Ciência Viva no Verão em Rede, a ciência sai à rua, com o CCV da Floresta a realizar várias ações nos próximos dias: Na terça-feira, 21 de agosto, a atividade “Extraindo os Aromas da Floresta” é feita nas instalações da Proentia Essencial Oils, no Parque Empresarial de Proença-a-Nova, onde será explicado o método de extrair óleos essenciais obtidos por destilação com arrastamento de vapor e depois haverá a possibilidade de fazer perfumes com um dos óleos essenciais extraídos. Esta atividade, com um custo de 3 euros, já tem lista de espera.

“O Pão e a Floresta na Aldeia do Xisto da Figueira” realiza-se a 24 de agosto, sexta-feira, e os participantes terão a oportunidade de fazer pão no forno a lenha e, no final, de o comer com manteiga da floresta (com ervas aromáticas). Ainda há vagas disponíveis para esta atividade, que tem o custo de 4 €, com inscrições obrigatórias em www.cienciaviva.pt.

Complementando a oferta, o Centro Ciência Viva da Floresta tem ainda parque exterior, mediateca, loja e bar com esplanada que convida a estar. Mais informações em www.ccvfloresta.com.

PUB

PUB

PUB

PUB