Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Tejo Internacional assina protocolos em Malpica do Tejo

A Assinatura de dois Protocolos com o Fundo Ambiental referentes aos projetos “Promover e Valorizar o PNTI” e “Compatibilizar a Gestão Cinegética com a Conservação da Natureza no PNTI” vai decorrer no próximo dia 26 de setembro.

  • Região
  • Publicado: 2018-09-20 15:54
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

A Assinatura de dois Protocolos com o Fundo Ambiental referentes aos projetos “Promover e Valorizar o PNTI” e “Compatibilizar a Gestão Cinegética com a Conservação da Natureza no PNTI” vai decorrer no próximo dia 26 de setembro.

O evento contará com a presença da Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos (na foto), que decorrerá em Malpica do Tejo, concelho de Castelo Branco.

Os dois projetos referidos integram-se no Projeto Piloto para a Gestão Colaborativa do Parque Natural do Tejo Internacional (PNTI), que foi formalizado ao abrigo do Protocolo de Colaboração, assinado em 18 de abril de 2017, pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), os Municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Vila Velha de Ródão, o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), a Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB) e a Quercus – Associação Nacional para a Conservação da Natureza.

Assim, e desde essa data, o PNTI tem em curso um novo modelo de governança, o referido Projeto Piloto, que pretende ser um marco de uma nova cultura de colaboração e participação na gestão da região do Tejo Internacional e, ao mesmo tempo, criar uma nova dinâmica orientada para as pessoas.

Os projetos “Promover e Valorizar o PNTI” e “Compatibilizar a Gestão Cinegética com a Conservação da Natureza no PNTI” constituirão as primeiras concretizações do Plano de Valorização desta Área Protegida, para o período de 2018-2022, cuja proposta foi aprovada pelo Conselho de Gestão do Projeto Piloto, e que esteve disponível para Consulta Pública em abril do presente ano. Este documento, que começa agora a consubstanciar-se na prática, pretende agregar em torno da estratégia definida os projetos e ações considerados importantes para o PNTI, que cada uma das sete entidades intervenientes neste processo priorizou e pretende concretizar conjuntamente, partilhando de um mesmo objetivo: Valorizar o PNTI.

 

PUB

PUB

PUB

PUB