Região

Castelo Branco criou a primeira Unidade de Saúde Familiar do distrito

Diario Digital Castelo Branco com Lusa | 2018-11-21 12:01:00

A primeira Unidade de Saúde Familiar (USF) de Castelo Branco já foi criada e vai abranger um universo de 10 mil pessoas, disse hoje à agência Lusa o presidente da Unidade Local de Saúde (ULS), Vieira Pires.

"Castelo Branco era o único distrito do país que ainda não tinha criado nenhuma Unidade de Saúde Familiar (USF). Isto porque não podemos obrigar a sua constituição. A criação das USF depende dos profissionais. Foi proposta a sua criação à ULSCB e ao Grupo de Missão dos Cuidados de Saúde Primários, que deram o parecer positivo", explicou Vieira Pires.

Como o Dário digital Castelo Branco já tinha adiantado, o responsável da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) anunciou que a USF entra em funcionamento na segunda-feira e vai abranger um universo de 10 mil pessoas do concelho de Castelo Branco, sendo constituída por seis médicos, cinco enfermeiros e quatro assistentes técnicos.

"A USF consiste numa equipa multiprofissional constituída por médicos, enfermeiros e administrativos, que possuem autonomia funcional e técnica e que prestam cuidados de saúde primários personalizados", disse.

Vieira Pires adiantou ainda que, com a criação desta USF, localizada fisicamente no primeiro piso do Centro de Saúde de S. Miguel, em Castelo Branco, espera que não haja a necessidade de recorrer tanto ao serviço de urgência hospitalar.

REPLICA IWC PORTUGUESE Para já, a USF que integra a USLCB vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 20:00.


Publicidade
Meteorologia
Hoje
Amanhã
Noticias
Newsletter
Publicidade
Publicidade
© Diario Digital Castelo Branco 2018
Política de privacidade e cookies
Desenvolvido por citricweb.pt