Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Cultura: Malhão e Ave Maria comentados em árabe, ao vivo no Dubai

O maestro Luís Cipriano não almeja traduzir o Malhão Malhão para árabe, mas vai dirigir concertos comentados do Coro Misto da Beira Interior no Dubai com este e outros temas populares e sacros, como a Ave Maria.

“O que eu sei é que há uma influência árabe na música popular portuguesa”, por exemplo, na harmonia e melodias, “fruto da presença que tiveram na Península Ibérica durante séculos”, explicou o maestro que dirige a Associação Cultural da Beira Interior à Agência Lusa.

  • Região
  • Publicado: 2010-03-02 11:00
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco
O maestro Luís Cipriano não almeja traduzir o Malhão Malhão para árabe, mas vai dirigir concertos comentados do Coro Misto da Beira Interior no Dubai com este e outros temas populares e sacros, como a Ave Maria.

“O que eu sei é que há uma influência árabe na música popular portuguesa”, por exemplo, na harmonia e melodias, “fruto da presença que tiveram na Península Ibérica durante séculos”, explicou o maestro que dirige a Associação Cultural da Beira Interior (ACBI) à Agência Lusa.

O encontro de culturas que já se deu há séculos está novamente agendado para setembro, mês em que o Coro Misto da Beira Interior vai apresentar quatro concertos de música popular portuguesa e um outro de música sacra ocidental no Dubai, Emirados Árabes Unidos.

Os concertos de música popular portuguesa “serão comentados de modo a melhor explicar as origens e as influências árabes”.

Segundo aquele responsável, “pretende-se que a relação com os Emirados Árabes Unidos vá para além destes concertos” - depois da ponte estabelecida pelo empresário português António Varela, presente no Dubai.

Luís Cipriano parte em abril para o Dubai, onde conta estabelecer parcerias com entidades locais e empresas de modo a criar intercâmbios culturais entre os dois países, “à semelhança por exemplo do que já acontece anualmente com o Luxemburgo”, referiu.

Entre as possibilidades em estudo está o lançamento de um CD do Zéthoven (mascote da ACBI) em árabe ou a tradução para árabe do primeiro livro da série Zéthoven, a editar em junho.

“A participação de crianças daquele país no próximo CD do Zéthoven é outra das possibilidades a ser equacionada”, acrescenta Luís Cipriano.

Está também em estudo “a receção em Portugal de grupos locais em concertos realizados em conjunto com as autarquias com que a ACBI tem protocolos”, conclui.

Durante a estadia do Coro Misto da Beira Interior no Dubai será realizado um estágio com vários ensaios diários de modo a preparar a participação no Concurso Franz Shubert, a realizar em novembro, em Viena, Áustria.

PUB

PUB

PUB

PUB