Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Câmara da Lourinhã pede solução para a degradada colónia balnear de Castelo Branco

O edifício da Colónia Balnear de Castelo Branco, na Lourinhã, está devoluto há quase 10 anos, motivo pelo qual a Câmara, no distrito de Lisboa, exige uma solução urgente para o imóvel pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB).

  • País
  • Publicado: 2018-08-31 17:25
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O edifício da Colónia Balnear de Castelo Branco, na Lourinhã, está devoluto há quase 10 anos, motivo pelo qual a Câmara, no distrito de Lisboa, exige uma solução urgente para o imóvel pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB).

A Câmara da Lourinhã vai pedir uma reunião à Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa a “exigir uma solução” para o imóvel, que se encontra “muito degradado há nove anos”, disse hoje o seu presidente, João Duarte Carvalho.

Contactado pela Lusa, o presidente da CIMBB e da Câmara de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, afirmou que o assunto tem sido debatido entre as câmaras desta região e adiantou que está a ser elaborado o projeto para uma “primeira intervenção na cobertura e na consolidação do edificado para travar o processo de degradação”.

A autarquia da Lourinhã quer pôr fim ao impacto ambiental negativo na praia do Areal causado pelo avançado de degradação do imóvel que aí se localiza, depois de ter requalificado a praia, de terem sido investidos três milhões de euros na construção de uma colónia de férias da Fundação Júlia e de haver investidores interessados em construir um hotel de charme.

Os telhados em amianto e a degradação do imóvel, problemas que já foram levantados várias vezes na Assembleia Municipal da Lourinhã, criam um impacto negativo numa zona de elevado valor natural e paisagístico por estar abrangida pelo Plano de Ordenamento da Orla Costeira, Reserva Ecológica Nacional e Rede Natura 2000

“Se não houver da parte da CIMBB uma solução de valorização, vamos instaurar uma ação em tribunal para encontrar uma solução” e poder tomar posse do imóvel, ameaçou o presidente da Câmara da Lourinhã, que quer também tomar posse das também devolutas instalações da antiga cooperativa Lourifruta, situadas na estrada de acesso à praia do Areal.

Os municípios da Beira Baixa admitem avançar, numa segunda fase, com uma intervenção de fundo e têm também “em aberto” a hipótese de virem a alienar o imóvel.

No novo Plano Municipal da Lourinhã (PDM), a Colónia Balnear de Castelo Branco está construída num terreno classificado como urbano, contíguo à praia, e pode vir a ser reabilitada para voltar a abrir como colónia de férias ou reconvertida em empreendimento turístico ou espaço para outro tipo de utilização coletiva, de acordo com a Câmara da Lourinhã.

Inaugurada em 1974 pela extinta Assembleia Distrital de Castelo Branco, a Colónia de Castelo Branco recebeu todos os verões crianças e adolescentes daquele distrito até 2007 e, em 2008, deixou de abrir “por falta de condições na cozinha, refeitório e parque infantil”.

PUB

PUB

PUB

PUB