Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Fátima: Santuário assinala hoje 90 anos da morte da vidente Jacinta Marto

O Santuário de Fátima assinala hoje o 90º aniversário da morte de Jacinta Marto com as celebrações da Festa Litúrgica desta beata e do seu irmão, Francisco, dois dos videntes dos acontecimentos ocorridos na Cova da Iria em 1917.

  • País
  • Publicado: 2010-02-20 10:34
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco
O Santuário de Fátima assinala hoje o 90º aniversário da morte de Jacinta Marto com as celebrações da Festa Litúrgica desta beata e do seu irmão, Francisco, dois dos videntes dos acontecimentos ocorridos na Cova da Iria em 1917.

Com um programa dirigido às crianças, o Santuário organizou para o dia de hoje, além da missa, na Igreja da Santíssima Trindade, momentos de catequese e adoração eucarística, que se prolongarão até meio da tarde.

Jacinta Marto nasceu em Aljustrel, no dia 11 de março de 1910, tendo falecido em 20 de fevereiro de 1920 no Hospital de D. Estefânia, em Lisboa, depois de prolongada doença.

Em 12 de setembro de 1935 o seu corpo foi trasladado para do cemitério de Ourém para o de Fátima, de onde em 01 de maio de 1951 saiu para o sepulcro existente na Basílica do Santuário, num local onde estão sepultados os três videntes da Cova da Iria - Jacinta, Francisco e Lúcia.

Jacinta Marto foi proclamada beata - conjuntamente com Francisco - em 13 de maio de 2000, pelo Papa João Paulo II, na terceira e última deslocação do Sumo Pontífice polaco a Portugal.

O processo de beatificação foi iniciado em 1952 e concluído em 1979. Em 15 de fevereiro de 1988 foi entregue a João Paulo II e à Congregação para a Causa dos Santos a documentação final.

A beatificação assentou na confirmação pelas estruturas da Igreja de uma intercessão milagrosa dos dois videntes na cura de uma mulher que há anos se encontrava paralisada e que, no final de uma novena a Jacinta, ter-se-á sentido curada.

Em ano de centenário do seu nascimento, Jacinta Marto vai ser recordada em Fátima com uma exposição preparada pelo Departamento de Arte e Património do Santuário, cuja inauguração está agendada para 11 de março.

Entretanto, entre 04 e 06 de junho, no Centro Pastoral Paulo VI, vai realizar-se um congresso subordinado ao tema "Jacinta Marto: Do encontro à compaixão".

Segundo informação do Santuário de Fátima, este congresso será "uma boa oportunidade para abordar a mensagem de Fátima a partir da espiritualidade da vidente Jacinta, procurar conhecer melhor a sua personalidade e também identificar alguns elementos relevantes da sua atitude interior".

PUB

PUB

PUB

PUB