Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Club União Idanhense expõe 100 anos de existência ativa no CCR

O Centro Cultural Raiano (CR), em Idanha-a-Nova, tem patente a exposição “Club União Idanhense – A União Faz a Força – 100 Anos”, no âmbito das comemorações do centenário desta coletividade.

  • Desporto
  • Publicado: 2017-04-17 14:07
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

O Centro Cultural Raiano (CR), em Idanha-a-Nova, tem patente a exposição “Club União Idanhense – A União Faz a Força – 100 Anos”, no âmbito das comemorações do centenário desta coletividade.

A exposição foi inaugurada no sábado passado com o objetivo de “dar a conhecer a todos uma história e um percurso que muito nos orgulham”, explica em comunicado João Almeida, presidente do Club União Idanhense (CUI).

O responsável adianta que o “trabalho não se esgota nesta exposição, ela é apenas o início de um projeto maior que estamos a realizar com a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e, mais diretamente, com a equipa do Centro Cultural Raiano”.

Com efeito, a exposição apresenta parte do vasto espólio do CUI, em dimensões como a cultura, a atividade recreativa e o desporto, e representa uma fase intermédia de um processo que terá continuidade ao longo do ano, com a recolha e o tratamento do restante espólio.

Na inauguração da exposição, o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, enalteceu a qualidade do trabalho que está a ser desenvolvido. “Este é um projeto importante que junta o Club União Idanhense e o Município de Idanha-a-Nova, porque 100 anos representam muito da história desta vila e deste concelho. E é essa história que a exposição assinala”, afirma no mesmo counicado.

“A maior obrigação que temos para com o Club União Idanhense, em ano de centenário, é fazer com que este seja um clube com vida, que continue a missão com que foi fundado há 100 anos. E é isso que está a acontecer”, frisa ainda Armindo Jacinto.

A entrada na exposição é gratuita. O espólio é constituído por documentos de arquivo que são testemunhos das diversas funções e atividades do CUI (registos de atletas e de associados, manuscritos, fotografias, desenhos, filmes, cartazes, entre outros) e por documentos de biblioteca (coleções de jornais e revistas, monografias e outras espécies documentais direta ou indiretamente relacionadas com desporto).

PUB

PUB

PUB

PUB