Oleiros: 2ª maior prova de pesca da Europa aconteceu em Álvaro

O Achigã Challenge 2017 – 1º Circuito de Pesca Aldeias do Xisto – que contou com 78 equipas que fizeram da prova decorreu no sábado passado de Álvaro a 2ª maior da Europa.

  • Desporto
  • Publicado: 2017-05-23 14:33
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

O Achigã Challenge 2017 – 1º Circuito de Pesca Aldeias do Xisto – que contou com 78 equipas que fizeram da prova decorreu no sábado passado de Álvaro a 2ª maior da Europa.

A aldeia foi o palco de sete encontros de Pesca Embarcada ao Achigã, organizados pela Associação Recreativa e Cultural de Oleiros (ARCO), mas ganhou este ano uma projeção internacional aliando esta prova ao Circuito "Achigã Challenge" das Aldeias do Xisto. Além disso estiveram nas águas da barragem do Cabril, os campeões nacionais, Eduardo Foto e Pedro Rodrigues, e três elementos da Seleção Nacional Portuguesa, campeã do mundo da modalidade, Joaquim Moio, Ricardo Mira e João Neves.

Rui Simão, coordenador da ADXTUR- Agência para Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, declara em comunicado de imprensa que «a adesão ao Circuito comprova a excelência do nosso território para esta modalidade e a capacidade dos agentes locais na organização de provas desportivas de alcance internacional, mas também a afirmação do produto estratégico ‘Água’ no portefólio de oferta da marca Aldeias do Xisto, juntamente com as Praias Fluviais e a GRZ- Grande Rota do Zêzere”.»

Nuno Mateus, da ARCO afirma que «este é já o 7º Encontro de Pesca Embarcada ao Achigã organizado pela ARCO, e transformá-lo num circuito com alguma dimensão era um sonho que acalentávamos há já algum tempo. Temos 78 barcos na água na etapa de Oleiros, o que ultrapassa todas as nossas expectativas. Uma prova de que quando as pessoas se juntam e trabalham em equipa para um objetivo comum, são capazes de tornar os sonhos em realidade.»

De maio a outubro de 2017, as águas das albufeiras das barragens do Cabril e de Castelo de Bode vão receber alguns dos melhores praticantes da pesca embarcada ao Achigã. O Achigã Challenge 2017 - 1º Circuito de Pesca Aldeias do Xisto, divide-se em seis etapas e é uma competição sem morte. Na totalidade do Circuito estão já inscritas 42 equipas, o que o torna o maior de Portugal. 

PUB

PUB

PUB

PUB