Penamacor: 300 participantes na marcha noturna “Somos todos Europa”

Teve lugar em Penamacor, no dia 11 de maio, a quarta edição da Marcha Noturna “Somos Todos Europa”. A iniciativa decorreu no âmbito das comemorações do Dia da Europa, que é assinalado a 9 de maio, contou com cerca de 300 participantes e passou por vários projetos na vila que tiveram financiamento europeu, com o objetivo de mostrar que a Europa está presente na vida dos cidadãos e de sensibilizar a comunidade local para os princípios fundamentais do projeto europeu. 

  • Desporto
  • Publicado: 2018-05-18 17:02
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

Teve lugar em Penamacor, no dia 11 de maio, a quarta edição da Marcha Noturna “Somos Todos Europa”.

A iniciativa decorreu no âmbito das comemorações do Dia da Europa, que é assinalado a 9 de maio, contou com cerca de 300 participantes e passou por vários projetos na vila que tiveram financiamento europeu, com o objetivo de mostrar que a Europa está presente na vida dos cidadãos e de sensibilizar a comunidade local para os princípios fundamentais do projeto europeu.

A caminhada teve início em frente ao edifício dos Paços do Concelho, onde se registou um momento musical com o Coro da Academia Sénior de Penamacor e onde o Presidente da Câmara Municipal de Penamacor, António Luís Beites, deixou uma mensagem de boas vindas aos participantes, ressalvando a “extraordinária parceria” com a ADRACES e com a Academia Sénior de Penamacor.

“Com estes meios do interior também é possível haver grandes projetos e a nossa academia é um caso de grande sucesso. Espero que desfrutem do passeio porque o percurso é muito agradável”, disse o autarca.

O percurso seguiu, depois, pela Praça Vila Madeiro, onde atuou a Tuna da Academia Sénior de Vila Velha de Ródão, pelo ex-quartel e pela Biblioteca Municipal, onde foi explicada a intervenção comunitária e a aplicação de fundos europeus nestes projetos. A marcha seguiu, depois, em direção à sede dos parceiros da atividade. Primeiro, pelo posto da Guarda Nacional Republicana, assinalando uma das “Dez prioridades Juncker”, que é a segurança dos cidadãos. Finalmente, a iniciativa passou pelo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Penamacor, onde estava uma viatura de combate a incêndios adquirida com o apoio de fundos europeus. A iniciativa terminou no Instituto Social Cristão Pina Ferraz, que ofereceu um reforço alimentar.

A marcha noturna “Somos todos Europa” teve, ainda, a participação do grupo de percussão Toc & Ródão, de Vila Velha de Ródão, que “marcou o passo” da caminhada. A organização foi da Europe Direct Beiras e Serra da Estrela e Beira Baixa e a Câmara Municipal de Penamacor foi um dos parceiros da iniciativa.

PUB

PUB

PUB

PUB