Arte contemporânea para ver em Idanha-a-Velha

A arte contemporânea tomou conta de Idanha-a-Velha. Em três espaços de referência desta aldeia histórica – Capela de S. Dâmaso, Lagar de Varas e na Sé – é possível admirar magníficas exposições até 1 de outubro.

  • Cultura
  • Publicado: 2017-07-24 05:42
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

A arte contemporânea tomou conta de Idanha-a-Velha. Em três espaços de referência desta aldeia histórica – Capela de S. Dâmaso, Lagar de Varas e na Sé – é possível admirar magníficas exposições até 1 de outubro.

Inaugurada no sábado, dia 22 de julho, a exposição VER – Travessa da Ermida, com curadoria de Paulo Longo e Mariana Salgueiro, resulta de uma iniciativa conjunta do Projeto Travessa da Ermida, sediado em Lisboa, com o Município de Idanha-a-Nova.

Armindo Jacinto, presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, refere em comunicado que “esta iniciativa dá continuidade à linha de intervenção descentralizada, desenvolvida a partir do Centro Cultural Raiano”, garantindo que “a cultura assume-se como uma premissa essencial na construção do desenvolvimento sustentável da região”.

Obras de Albuquerque Mendes, Albano Afonso, Alberto Carneiro, Bela Silva, Daniel Blaufuks, João Maria Gusmão + Pedro Paiva, João Noutel, Madalena éme, Nelson Cardoso, Paulo Brighenti, Rui Chafes, Susanne Themlitz estão presentes no espaço do Lagar de Varas de Idanha-a-Velha e respetivo logradouro.

Com uma extensão temporal de duas décadas – em paralelo com o Centro Cultural Raiano, que comemora este ano o seu vigésimo aniversário – a coleção traça um retrato do panorama recente da arte contemporânea em Portugal.

A série ‘Da natureza das coisas’ de Valter Vinagre está patente na Capela de S. Dâmaso, outro espaço de referência desta aldeia histórica.

Na Sé de Idanha-a-Velha está o projeto ‘Quatro à Sé – Colectiva I’. Neste espaço reúnem-se as criações de quatro artistas. Edgar Massul, Jorge Feijão, Luís Nobre e Samuel Rama, aceitaram o convite de Valter Vinagre, o qual, na qualidade de comissário do projeto, correspondeu ao desafio lançado pelo Município de Idanha-a-Nova, através do Centro Cultural Raiano.

​As exposições estarão patentes ao público de segunda a domingo. A entrada é livre.

PUB

PUB

PUB

PUB