Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Primrose Piano Quarter hoje no CCCCB

Primrose Piano Quartet hoje no Centro de Cultura Contemporania. Criado em 2004 granjeou uma sólida reputação pelas suas extraordinárias performances e gravações regularmente premiadas.

  • Cultura
  • Publicado: 2017-12-11 08:42
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

O Primrose Piano Quartet foi formado em 2004, pelo pianista John Thwaites e três dos mais reconhecidos instrumentista de música de câmara do Reino Unido.

O seu nome tem origem no grande violinista escocês William Primrose. Para além do reportório Clássico o Primrose Quartet estudou, exaustivamente, o legado esquecido dos compositores ingleses do século XX e reavivou algumas das obras mais notáveis e injustamente negligenciadas, para quarteto com piano.

Os seus discos largamente premiados incluem obras de compositores como Dunhill, Hurlstone, Quilter, Bax, Scott, Alwyn, Howells e Frank Bridge. Sir Peter Maxwell-Davies compôs para o Primrose em 2008, sendo gravado em 2009 pela Meridian. Também em 2009, por encomenda e movido pelas suas fortes conexões escocesas e celebrando o 250º aniversário de Robert Burns nasceu o “Burns Air Variations”.

O Primrose convidou alguns dos seus amigos compositores para escrever uma pequena variação de “By Yon Castle Wa” de Burns e os resultantes 30 minutos de música foram ouvidos em Tunbridge Wells, no Sound Festival, e em Kings Place, Londres. Sally Beamish, John Casken, Jacques Cohen, Peter Fribbins, Francis Pott, Zoë Martlew, Piers Hellawell e Stephen Goss estão entre os que contribuíram para esse sucesso. Em 2010 foram gravados mais dois CDs pela Meridian: Richard Strauss Piano Quartet, Sonata para Violino e Sonata para Violoncelo, Quarteto com Piano de Maxwell Davies’, Burns Air Variations e o Quinteto para Piano de Dmitri Smirnov. Em 2011 o quarteto gravou um CD com os Quartetos com Piano de Fauré e Brahms, executado num piano escolhido por Brahms, e em 2014, um CD de música de câmara de F. Schubert. Pela terceira vez, o Primrose Quartet foi seleccionado pela Making Music Concert Promoters’ Network, em 2014/15 e, novamente em 2017/18.

A temporada inclui, para além de aparições regulares no London’s Kings Place, Wigmore and Conway Halls e noutras cidades do Reino Unido, uma digressão pela Dinamarca, Alemanha e Bulgária, assim como o estreia de um novo Quarteto composto para o Primrose pelo compositor britânico Anthony Payne. Em 2017 voltam a gravar Elgar, Payne, Bowen e música de câmara de Brahms. O seu próprio festival, na vila de West Meon, em Hampshire, vai na sexta edição e foram seleccionados como ensemble residente no Battle Festival, em 2016.

Entrada: €5,00

PUB

PUB

PUB

PUB