Cultura

Idanha-a-Nova: Concerto ‘Tempos Idos’ homenageou música de Idanha

Diario Digital Castelo Branco | 2017-12-11 08:46:00

O Centro Cultural Raiano encheu, no dia 8 de dezembro, para assistir ao concerto ‘Tempos Idos’, um tributo único à musicalidade do concelho de Idanha-a-Nova, reconhecido em 2015 pela UNESCO como Cidade Criativa da Música.

Num espetáculo memorável, juntaram-se em palco a centenária Filarmónica Idanhense, as inconfundíveis Adufeiras de Idanha-a-Nova, o Grupo de Violas Beiroas de Idanha-a-Nova – que se estreou em palco – e a Orquestra Típica de Alcains.

Integrado nas comemorações do 129º aniversário da Filarmónica Idanhense, o concerto propôs uma viagem original e arrojada pelas memórias musicais do concelho, desde modas de trabalho, jogos de roda, música litúrgica popular, canções de embalar, entre outras.

O instrumentário tradicional assumiu um papel de destaque, desde o icónico Adufe às recém-recuperadas Viola Beiroa e Palheta.

Para a Filarmónica Idanhense, promotora do concerto, mais do que um tributo à musicalidade do concelho de Idanha-a-Nova, ‘Tempos Idos’ é um agradecimento profundo a todos os que durante séculos souberam transportar e manter viva uma tradição musical inconfundível, uma riqueza única, uma musicalidade de referência não só na região, mas também no país e no mundo.


Publicidade
Meteorologia
Hoje
Amanhã
Noticias
Newsletter
Publicidade
Publicidade
© Diario Digital Castelo Branco 2018
Política de privacidade e cookies
Desenvolvido por citricweb.pt