Cultura

Sertã: Exposição “(Re)Descobrir um Século de Metrologia"

Diario Digital Castelo Branco | 2017-12-11 09:32:00

A Casa da Cultura da Sertã acolhe até final do ano, a exposição “(Re)Descobrir um Século de Metrologia” que exibe grande parte do espólio patrimonial metrológico do Município da Sertã.

O Sistema de Metrologia Nacional conheceu ao longo do último milénio, três períodos fundamentais anteriores ao atual sistema internacional de unidades: a diversidade de padrões da Idade Média, a criação de um sistema uniforme no período manuelino e o sistema métrico decimal, a partir de meados do séc. XIX.

O Serviço de Metrologia do Município da Sertã integra um rico e diversificado espólio patrimonial com raízes e influências do último período. Estarão expostos padrões de verificação dos instrumentos utilizados no tecido empresarial do Concelho, tais como: medidas de volumes secos e líquidos, medidas de volume de comprimento, pesos, tremonha, punção, martelo, balanças de precisão, mala, livros e publicações antigas, padrões e instrumentos variados do Aferidor.

A exposição poderá ser apreciada até 31 de dezembro, de segunda a sexta-feira das 9h às 17h30m e aos sábados, das 9h30m às 13h e das 14h às 17h30m. A entrada é livre.

 


Publicidade
Meteorologia
Hoje
Amanhã
Noticias
Newsletter
Publicidade
© Diario Digital Castelo Branco 2018
Desenvolvido por citricweb.pt