Sertã: “Voz Contra Baixo” Sertaginense apresenta CD em Coimbra

A 25 de janeiro, o músico sertaginense Miguel Calhaz, apresenta o seu mais recente trabalho discográfico, intitulado “vozCONTRAbaixo” no Grande Auditório do Conservatório de Música de Coimbra (CMC), a partir das 21h30m.

  • Cultura
  • Publicado: 2018-01-16 18:28
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

A 25 de janeiro, o músico sertaginense Miguel Calhaz, apresenta o seu mais recente trabalho discográfico, intitulado “vozCONTRAbaixo” no Grande Auditório do Conservatório de Música de Coimbra (CMC), a partir das 21h30m.

Para além de Luísa Vieira (voz e flauta), Mauro Ribeiro (guitarra) e Diogo Alexandre (bateria), Miguel Calhaz terá como convidados diversos músicos consagrados, também eles professores naquele Conservatório: André Madeira (guitarra), Artur Fernandes (Danças Ocultas – concertina), Catarina Peixinho (Piano) e Hugo Brito (violino). Também os alunos do Curso Profissional de Jazz do CMC serão chamados ao palco para partilhar a sua música, assim como o naipe de jovens contrabaixistas do projecto social Orquestra Geração "el Sistema" (delegação de Coimbra) irá brindar o público presente com um breve apontamento musical.

Antes do espetáculo em Coimbra a 25 de janeiro, Miguel Calhaz apresenta o seu “vozCONTRAbaixo” no dia 12 de janeiro, no café Concerto do Teatro Municipal da Guarda, e a 20 de janeiro na Fábrica das Ideias na Gafanha da Nazaré.

Neste novo trabalho, cujo tema homónimo venceu o Prémio Ary dos Santos, há entre Miguel Calhaz e o seu contrabaixo uma cumplicidade e uma ligação que transcende em muito a normal relação entre um músico e o instrumento que executa. Aqui, o contrabaixo sai da sua esfera usual de instrumento de acompanhamento e passa a assumir funções harmónicas, melódicas e rítmicas. A própria abordagem quanto à forma de tocar este instrumento difere daquilo que é mais comum, a que se junta a voz do músico ilustrando poemas do próprio e também de outros autores, assobiando improvisos, embalando redondos vocábulos, combinando isto com tudo o resto que se ouve, que é apenas um contrabaixo...

Nascido na Sertã em 1973, Miguel Calhaz é licenciado em Contrabaixo/Jazz pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto. É vocalista dos Popxula, uma banda de rock alternativo que surgiu na Sertã nos anos 90 e que se reúnem ocasionalmente para dar concertos.

Mantém projectos musicais nas áreas do Jazz, da World Music e da Música Portuguesa, entre os quais: Trilhos - Novos caminhos da Guitarra Portuguesa, Contracorrente, Latin Groove, sendo atualmente o Diretor Musical da Big Band da Filarmónica União Sertaginense. É professor do Curso Profissional de Jazz e da Orquestra Geração no Conservatório de Música de Coimbra.

Arrecadou diversos prémios:

- Prémio José Afonso (tema original) no 3.º Festival Cantar Abril (2011) que se realizou no Teatro Municipal de Almada, com o tema "Estas Palavras";

- Prémio Ary dos Santos (melhor letra) no 4.º Festival Cantar Abril (2013), com o tema “Era uma vez um País” e Prémio Adriano Correia de Oliveira (melhor recriação) no mesmo Festival com o grupo ContraCorrente;

- Prémio Ary dos Santos (melhor letra), com o tema “Sou do contra, abaixo” no Festival Cantar Abril (2015)

PUB

PUB

PUB

PUB