Penamacor: Município dá a conhecer vila com “Visitas Guiadas e Encenadas”

O projeto “Visitas Guiadas e Encenadas” arranca já este domingo, 18 de março, e prolonga-se até ao final do ano. Esta iniciativa oferece aos participantes três experiências distintas sobre a cultura e história da vila

  • Cultura
  • Publicado: 2018-03-17 17:30
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

O projeto “Visitas Guiadas e Encenadas” arranca já este domingo, 18 de março, e prolonga-se até ao final do ano. Esta iniciativa oferece aos participantes três experiências distintas sobre a cultura e história da vila

O Município de Penamacor vai dinamizar a atividade “Visitas Guiadas e Encenadas”, ação que vai levar os participantes a conhecer melhor a história e cultura da vila. Este projeto vai decorrer até ao final do ano, permitindo três experiências distintas: “Convento de Santo António de Penamacor”, “Penamacor Medieval” e “Penamacor: Figuras, Factos e Lugares”.

As primeiras ações da iniciativa acontecem já nos dias 18 e 30 de março, com “Visitas Guiadas e Encenadas ao Convento de Santo António de Penamacor”. Neste roteiro, pretende-se dar a conhecer, sob ponto de vista histórico e artístico, um dos monumentos emblemáticos da vila de Penamacor e certamente o mais rico em termos de arquitetura e decoração. A visita consta de uma componente narrativa de enquadramento histórico protagonizada por um “frade capucho” de S. Francisco, seguida de uma descrição artístico-arquitetónica. É introduzida e finalizada por apontamentos musicais, em relação com o período de vida do convento.

Já na ação “Visitas Guiadas e Encenadas - Penamacor Medieval”, os participantes ficam a conhecer os monumentos emblemáticos do perímetro medieval de Penamacor (Torre de Menagem, Torre do Relógio, Casa da Câmara/Pelourinho), servida de informação histórica e de dois momentos musicais distintos, que enquadram temporalmente cada um dos monumentos: período medieval e início do século do século XVI.

Por fim, nas “Visitas Guiadas e Encenadas - Penamacor: Figuras, Factos e Lugares” propõe-se uma visita pela vila de Penamacor do século XVIIII e seguintes, com informações e comentários sobre individualidades marcantes, acontecimentos e lugares com história. Aqui se fala de judeus e cristão-novos e desse penamacorense maior que foi Ribeiro Sanches, do Real Hospital Militar/Quartel/Companhia Disciplina, do Jardim da Avenida, do Teatro Clube, entre outros.

Esta iniciativa insere-se no Programa Cultural em Rede, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) e municípios integrantes, ação cofinanciada por fundos comunitários, através do Portugal 2020. Além das visitas guiadas encenadas, o programa integra ainda exposições temporárias, ateliês de cultura e gastronomia e outras manifestações artísticas.

Para inscrições e mais informações contactar o Museu Municipal, através do contacto 277 394 106.

PUB

PUB

PUB

PUB