Sertã: Concerto da Primavera este sábado na Igreja da Misericórdia

No dia 14 de abril, às 16 horas, a Igreja da Misericórdia da Sertã recebe o Concerto de Primavera. Promovido pela Câmara Municipal da Sertã, o concerto contará com a participação do Grupo Coral do Sertanense,  o Choral Poliphónico do Alva – Avô (Oliveira do Hospital) e o Coral TAB - Coral dos Trabalhadores da Autarquia do Barreiro.

  • Cultura
  • Publicado: 2018-04-13 06:39
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

No dia 14 de abril, às 16 horas, a Igreja da Misericórdia da Sertã recebe o Concerto de Primavera. Promovido pela Câmara Municipal da Sertã, o concerto contará com a participação do Grupo Coral do Sertanense, dirigido pelo Maestro Paulo Reis, o Choral Poliphónico do Alva – Avô (Oliveira do Hospital) e o Coral TAB - Coral dos Trabalhadores da Autarquia do Barreiro.

O Grupo Coral do Sertanense é um grupo cultural amador a quatro vozes, englobado na vertente cultural do Sertanense Futebol Clube. Iniciou a sua atividade em 2006, sendo constituído por 25 a 30 elementos da comunidade sertaginense. Ao longo do seu curto mas rico historial, teve já a oportunidade de participar ativamente em diversas iniciativas de caráter cultural e social e levar a cabo um vasto número de atuações em Portugal e no estrangeiro, assim como aparições em canais portugueses de televisão. Foi representante de Portugal no Projeto Europeu TESST (“Traditional European Songs Singing Together”), entre outubro de 2011 e setembro de 2013. É dirigido pelo Maestro Paulo Reis desde a sua fundação.

Fundado em Dezembro de 2004, para ser mais uma manifestação da arte musical tão arreigada em Avô, o Choral Poliphónico do Alva é constituído por intérpretes que têm em comum o gosto pelo canto. Embora com pouco tempo de existência é já uma mais-valia cultural da região, a exemplo de outras colectividades musicais, algumas delas centenárias. Conta actualmente com cerca de 35 elementos das freguesias de Avô, Alvôco de Várzeas, Anseriz, Coja, Pomares, Santa Ovaia e Vide. As atuações são frequentes, salientado-se Encontros de Coros e Saraus diversos, Missas Solenes (Natal, Reis, Semana Santa e Matrimónios). Além de várias atuações na vila sede, Avô, este coro tem percorrido o país. Foi também convidado para o Festival Internacional de Nancy (França),no ano de 2012. É dirigido pelo Maestro Daniel Gonçalves.

Fundado em Janeiro de 1993, a partir de um núcleo de trabalhadores da Câmara Municipal do Barreiro, o Coral iniciou os seus ensaios regulares em 27 de janeiro de 1994 com uma formação inicial de 23 elementos, distribuídos pelos habituais naipes de sopranos, contraltos, tenores e baixos. Gravou diversos trabalhos em CD (“Natal Português”, “Abraço de Natal” e “Fado Coral”) e foi distinguido com diversos prémios. Promove o intercâmbio cultural com outras associações, realizando e participando em concertos e encontros de coros por todo o país e estrangeiro. Para divulgar a música coral por todo o Concelho e dar a conhecer os coros da região, organiza, anualmente, o “Encontro de Coros do Concelho do Barreiro”. O Coral TAB conta, actualmente, com cerca de 55 coralistas e é dirigido, desde a sua formação, pelo Maestro Manuel Gonçalves. 

PUB

PUB

PUB

PUB