Cultura

Castelo Branco: Design, Moda e Reciclagem num único desfile na próxima sexta-feira

Patrícia Calado | 2018-06-21 06:47:00

Na próxima sexta-feira, o Centro Cívico da cidade de Castelo Branco vai acolher um desfile de moda. No entanto, não será um desfile normal... Roupas feitas através de, por exemplo, um sapateira ou com rolos de papel higiénico vão ser mostrados neste desfile organizado pelo RAS (Reciclagem, Artes e Solidariedade).

A partir das 21 horas, cerca de 20 jovens e crianças vão desfilar com roupas totalmente feitas com materiais reciclados. A originalidade é coisa que não falta na antiga Escola do Cansado, onde o grupo de costureiras - que se autotitulam como amadoras - se juntam ao longo de quase um ano para preparar o desfile.

Castelo Branco já reconhece o talento do RAS para produzir fatos com materiais reciclados, pois todos os anos a população junta-se para ver o resultado final de um ano de trabalho. Ana Belo e Teresa Brás, coordenadoras do RAS, levantaram uma pontinha do véu e desvendaram à comunicação social alguns coordenados que vão ser apresentados.

Além de ser um desfile de moda, um dos principais intuitos passa por alertar a população para a preservação do meio ambiente.

"Vamos apresentar 41 coordenados, mas isto também é uma causa social, estamos pelo ambiente. Tudo o que as pessoas deixam para o lixo, tentamos preservar", disse Ana Belo.

Aqui "todas as mãos trabalham", umas costuram, outras cortam, é por isso "um trabalho de grupo", que começou em setembro do ano passado.

Este ano, o grupo albicastrense Váatão vai abrir o desfile com uma coreografia que irá alertar o público para a problemática da poluição nos oceanos. Depois começa o desfile com a apresentação dos 41 coordenados que vão ser avaliados por um júri.

 


Publicidade
Meteorologia
Hoje
Amanhã
Noticias
Newsletter
Publicidade
Publicidade
© Diario Digital Castelo Branco 2018
Política de privacidade e cookies
Desenvolvido por citricweb.pt