Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Proença-a-Nova: Bibliomóvel viaja até ao Brasil como convidada num Seminário

A Bibliomóvel de Proença-a-Nova foi convidada para participar no Seminário Ibero-americana de Bibliotecas Públicas, que se realiza a 19 e 20 de junho, em Brasília, no Brasil.

  • Cultura
  • Publicado: 2018-06-21 16:34
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

A Bibliomóvel de Proença-a-Nova foi convidada para participar no Seminário Ibero-americana de Bibliotecas Públicas, que se realiza a 19 e 20 de junho, em Brasília, no Brasil. Organizado pelo Iberbibliotecas, organismo que pertence ao CERLALC - Comité Regional para o fomento do livro na América Latina e Caribe (UNESCO), Nuno Marçal, bibliotecário itinerante da Bibliomóvel, irá participar na conferência inaugural do evento, no dia 19, apresentando o impacto social das bibliotecas públicas na vertente de apoio às populações.

Fomentar a participação dos seniores em atividades de ensino e lazer, levando à informação, à cultura e ao conhecimento constituem-se os pilares da Bibliomóvel. Inaugurada a 29 junho de 2006, a Bibliomóvel desloca-se às localidades dispersas do concelho, em duas rotas diferentes, de segunda a sexta-feira. 

Este serviço preconiza o acesso à informação e conhecimento, a promoção do livro e da leitura – em valores como a proximidade, a periodicidade, a cumplicidade e a amizade. A Bibliomóvel, os seus recursos humanos, bibliográficos e sentimentais foram-se entranhando na paisagem e no quotidiano dos seus utilizadores/visitantes/amigos, apostando e baseando os seus serviços – acesso a informação e conhecimento, promoção do livro e da leitura – em valores como a proximidade, a periodicidade, a cumplicidade e a amizade, que constituem a imagem de marca da Bibliomóvel de Proença-a-Nova.

Além da utilização pontual por quem queira ler livros e revistas ou consultar a internet, serve 220 leitores com cartão de utilizador. Além de cultura e companhia, desde 2012 tem novos serviços que evitam deslocações às instalações da Câmara Municipal. Funcionando também como Posto Móvel, tem à disposição dos munícipes todos os serviços prestados no balcão único de atendimento e permite fazer pagamentos via multibanco. 

Aproveitando a estadia em terras brasileiras, Nuno Marçal irá ainda participar a 22 de junho numa palestra organizada pelo Mural Interativo do Bibliotecário, um coletivo de Bibliotecários do Ceará, para apresentar a sua experiência como bibliotecário itinerante na apresentação “Bibliomóvel de Proença-a-Nova: Uma Biblioteca Útil, Próxima e Afetiva!", num evento que vai decorrer na Universidade Federal do Ceará.

PUB

PUB

PUB

PUB