Cultura

Idanha-a-Nova: Tomás Longo Sexteto apresenta “A Pound For Ezra” no CCR

Diario Digital Castelo Branco | 2018-07-17 09:58:00

O projeto “A Pound For Ezra” de Tomás Longo Sexteto vai ser apresentado esta quarta-feira, 18 de julho, pelas 21 horas, no Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova, Cidade Criativa da Música da UNESCO.

O concerto tem entrada livre e em palco vão estar João Malha ao piano, António Vilhena no trombone, Guilherme Fortunato na guitarra e baixo, Keir Gonçalves no saxofone, Ricardo Brito na bateria e Tomás Longo no vibrafone.

“A Pound for Ezra”, música e conceito original de Tomás Longo, é o resultado da residência artística que teve lugar no Centro Cultural Raiano, entre os dias 27 e 30 de março de 2018, e que contou com o apoio e participação do pianista Filipe Raposo.

O projeto tem por base a vida do escritor americano Ezra Pound, uma das maiores e mais polémicas figuras do movimento modernista, a par de T.S. Elliot, do início do século XX.

Este conjunto de composições pretende recriar certos momentos da vida do autor, não só através do reflexo dos seus poemas e textos, mas também da paisagem sonora que estes nos transmitem.

Esta sinestesia é clarificada pela projeção de fotografias de Valter Vinagre, representativas nessa extensão do som que é a imagem. O trabalho deste fotógrafo foi escolhido não só pelo seu exercício reflexivo sobre a imagem, criando discursos sobre os significados associados à paisagem, mas também pela proximidade pessoal ao autor das composições, tornando a ligação fotografia-música ainda mais forte.


Publicidade
Meteorologia
Hoje
Amanhã
Noticias
Newsletter
Publicidade
Publicidade
© Diario Digital Castelo Branco 2018
Política de privacidade e cookies
Desenvolvido por citricweb.pt